fbpx

Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

Retratos de Esperança

/ / Blog

Sertão Baiano, um cenário devastado pela seca, é uma das regiões mais sofridas do Brasil. Famílias inteiras na pobreza extrema. Sem nenhuma assistência, sobrevivem de restos, e a grande maioria passa fome, além de desesperança. Através de fotografias essa triste realidade pode começar a ter um novo rumo. Um livro, composto por 84 fotografias registradas entre 2010 e 2017 se tornou o projeto Retratos da Esperança, que nasceu devido à urgência do despertar da humanidade com a já conhecida situação dos municípios do estado e a necessidade de retorno aos fotografados.

Bismarck Araujo é o jovem fotógrafo desses retratos. De Retirolândia-Ba, regista na lente de sua câmera, a pobreza do sertão de seu estado, na memória de suas lembranças, a infância sofrida e pobre, e em seu coração, a coragem, de começar sozinho a mudar toda essa triste história.

        

Desenvolvido com base em palestras com duas horas de duração sobre a história de vida das pessoas e lugares por ele fotografados, o fotógrafo apresenta aos estudantes de escolas públicas e particulares o despertar dos sentimentos de humanidade, solidariedade e compaixão, e a importância do compartilhar, visitar e dar atenção ao outro.

Mais de 200 palestras Retratos de Esperança já foram realizadas pelo Brasil destacando a essência do projeto. Por meio delas que dissemina, com humanidade e espiritualidade, a mensagem da esperança na transformação de vidas com o projeto. Com a participação de aproximadamente seis mil alunos, já foram arrecadados milhares de alimentos, distribuídos nos próprios municípios ou onde residem os fotografados pelo projeto.

Um ex-aluno de escola pública, que não tinha sandálias, nem caderno para ir à escola, busca melhorias nas condições habitacionais, via construção e reforma de casas aos que moram na extrema pobreza. “Essa situação do Estado da Bahia precisa ser vista, o ser humano precisa ter conhecimento visível dessa existência muito próxima, mas muitas vezes esquecida, ignorada ou escondida”, desabafa Bismarck.

A lembrança é de uma infância marcada por sofrimentos e lutas, e de uma mensagem de sua mãe. “Se as coisas ficarem difíceis hoje, faça a coisa certa”.  Conta ele que apanhava na escola por não querer usar drogas. “Não era a coisa certa e minha mãe é meu exemplo, ela dividia um ovo entre eu e meu irmão e ficava com fome”.

Wagner Moura, fundador e presidente da Fraternidade sem Fronteiras visitou o sertão baiano junto ao fotógrafo e voluntários do projeto e se sensibiliza com a situação.  “É um trabalho extraordinário e vejo o quanto é importante o sentimento de fraternidade e o exercício do amor. Estamos lançando essa campanha que nos chama realmente para um mundo melhor, de paz para todos”.

                           

Nessa matéria, o projeto dele, e agora de todos nós, é mais um novo abraço da Fraternidade sem Fronteiras. E sonhamos juntos mudar essa triste realidade.

Uma casa construída

A primeira casa construída – com recursos provenientes da venda de livro e doações – foi entregue no final do mês de março de 2018, a uma família composta por oito pessoas que moravam em barracos de lona dentro do lixão em Santa Luz-BA. No barraco ainda mora dona Maria.

Dona Maria

Foto: Bismark

Barracos de lona do lixão em Santa Luz é a casa de dona Maria há aproximadamente 20 anos. Em março de 2018, ela e mais sete pessoas da sua família incluindo filho, filhas, genro e neto receberam uma casa do Retratos de Esperança para sair daquela situação. Hoje todos moram na casa, exceto Maria, que não consegue deixar seus cachorros e gatos abandonados no lixão.

Cerca de 50 animais – os que ela já cria e aqueles que vão sendo abandonados – amparados e cuidados por dona Maria, são suas companhias. Sorriso, uma de suas cadelas, é quem socorre os animais indefesos deixados, na maioria dos casos, em sacos plásticos, e leva até ela.

Enquanto seleciona o lixo reciclável, dona Maria procura também por restos e lixos de alimentos para alimentar os cachorros, quando não acha, faz farofa e os alimenta. Quando os animais adoecem, os mesmos medicamentos que usa são oferecidos aos seus cachorros.

Seca na Bahia

A Bahia é o quinto estado brasileiro em termos de extensão territorial, possuindo mais de 36% da área total da Região Nordeste e cerca de 80% da sua área territorial situa-se na região do semiárido, sendo que 57% de seu território dentro do polígono das secas.

É o estado brasileiro com a maior concentração de pessoas em situação de extrema pobreza – mais de 2,4 milhões de cidadãos baianos vivem em situação de miséria – de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (IBGE, Censo Demográfico 2010).

Campanha

Nos ajude a construir um canil para a dona Maria.
Atualmente, Ela recebe 40 reais por semana com produtos da reciclagem. Com esse valor tenta se manter e criar todos esses bichinhos. Segue batalhando e apesar das dificuldades nada a fazem pensar em desistir. Comovidos com a realidade do local, criamos uma campanha para construir um canil, onde ela poderá continuar cuidando deles e receber um salário.
Doe o valor que puder em uma das contas abaixo da FSF e, por gentileza, envie o comprovante para o e-mail: doacoes@fraternidadesemfronteiras.org.br, informando que destina-se para o projeto Retratos de Esperança.

Conta do Retratos de Esperança 🖐:

Banco Sicoob
Banco: 756
Ag: 3017
C/C: 427136

CNPJ 30.400.754/0001-08

Comentários

13 Comments to “ Retratos de Esperança”

  1. Avatar LUCIA HELENA RESENDE says :Responder

    Gostaria de participar do Projeto Retratos de Esperança,pois fiquei muito emocionada com beleza dessa iniciativa.Parabéns!!!Quando será a próxima caravana.?

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Bom dia Lucia, tudo bem?

      Que alegria foi ler a sua mensagem.
      O trabalho do Retratos é mesmo muito lindo ♥

      Informações sobre caravanas você consegue diretamente com eles pelo telefone (75) 98281-8222 ou pelo e-mail retratosdeesperanca@gmail.com.

      Agradecemos desde já e desejamos uma linda semana

  2. Avatar RODRIGO says :Responder

    Boa tarde

    Gostaria de participar do Projeto Retratos de Esperança,pois me emocionei com o trabalho e a Humildade em ajudar o próximo .Parabéns!!!
    como faço para ajudar ?

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
      Ficamos muito felizes com o seu contato ♥ E agradecemos de coração!

      Existe várias formas de ajudar o projeto Retratos de Esperança. Uma delas é através do apadrinhamento. Nesse link aqui https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/retratos/people/new você consegue apadrinhar com R$ 50 mensais que serão
      destinados ao projeto.

      Para participar de caravanas com o Retratos ou para saber sobre onde enviar doações, você pode falar direto com eles através do telefone (75) 98281-8222.

      Agradecemos desde já seu coração disposto.
      Abraço fraterno e bom final de semana!

  3. Avatar Gilvânia Silva do Rosário says :Responder

    É de fato muito lindo a iniciativa. Gostaria de saber mais sobre o Projeto e como posso estar contribuindo de alguma maneira. Acredito que somando forças, movemos o que acreditamos.

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Ficamos muito felizes com o seu contato ♥

      Existe várias formas de ajudar o projeto Retratos de Esperança. Uma delas é através do apadrinhamento. Nesse link aqui https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/retratos/people/new você consegue apadrinhar com R$ 50 mensais.

      Para ter informações mais direta você pode entrar em contato com a equipe do Retratos nesse telefone (75) 98281-8222.
      Por esse número você consegue ter mais informações sobre caravanas e doações, por exemplo (:
      Eles também tem conta no Instagram, @retratosdeesperança e sempre estão postando novidades.

      Agradecemos desde já seu coração disposto.
      Abraço fraterno e bom final de semana!

  4. Avatar ionecontato.negocios@gmail.com says :Responder

    Eu gostaria de participar, lindo projeto na minha Bahia.

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Olá, bom dia!
      Tudo bem?
      Ficamos felizes com o seu contato. Toda ajuda é bem-vinda e necessária ♥
      Você pode apadrinhar o projeto Retratos de Esperança nesse link aqui https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/retratos/people/new
      ou pode entrar em contato direto com eles pelo telefone (75) 9 8281-8222.

      Agradecemos mais uma vez e desejamos um lindo final de semana (:

  5. Avatar luciano Mácio Ramos says :Responder

    Quero ser mais um soldado nessa luta por mais inclusão dos nossos irmãos.

  6. Avatar Carlos Alberto Biella says :Responder

    Sou um padrinho desta ação e gostaria de mais informações sobre as próximas caravanas, pois tenho interesse em participar.

    1. Avatar Tatiane Resende says :Responder

      Boa tarde padrinho Carlos, tudo bem?
      Devido a pandemia de COVID-19 ainda estamos com as caravanas suspensas.
      Pedimos por gentileza, que acompanhe por aqui ou por nossas mídias sociais, pois assim que possível teremos mais informações sobre caravanas.

      Fraterno abraço!

  7. Avatar Gustavo Barbieri says :Responder

    Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de conseguir ajudar o próximo, juntos somos mais fortes.

    1. Avatar Fraternidade sem Fronteiras says :Responder

      Juntos somos mais fortes com toda certeza🙏🏾 Muita gratidão por seguir conosco na causa de fraternidade🖐🏾😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!