Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

Rate This:

[Total: 23    Média: 3.4/5]

Você é nosso convidado para a caravana com destino ao sertão da Bahia

| | Caravanas, Destaque, Notícias, Realidade

A esperança floresce em meio à escassez do Sertão da Bahia/BA. A comunidade do Rio do Vigário, em Canudos/BA recebe a primeira caravana do Retratos de Esperança em parceria com a Fraternidade sem Fronteiras (FSF). A caravana acontece de 1 a 5 de março deste ano e você é o nosso convidado para fazer parte desse momento.

A realidade difícil da população levou o Retratos de Esperança a idealizar a iniciativa que vai levar atendimento médico, educação, moradia e geração de renda para as famílias que lá vivem.

A comunidade é composta por 15 casas de taipa (conhecida como pau a pique), que abrigam em sua maioria famílias com crianças. Dentro não existe cozinha, sanitário nem banheiro. Há somente um poço artesiano sem dessalinizador (peça que limpa a água salobra e a deixa pronta para consumo) e uma cisterna que está abastecendo o local porque choveu recentemente.

O objetivo da caravana é arrecadar fundos para construir uma vila com 15 casas em melhores condições para as famílias, construir espaços comunitários para educação e saúde, implantar banheiros secos, perfurar mais um poço artesiano para irrigar a terra que é boa, arrumar o dessalinizador e mais.

“Queremos trazer oficinas para as pessoas da comunidade aprenderem um novo ofício e assim aumentarem a renda”, conta Leane Mota Araújo, uma das coordenadoras do projeto Retratos de Esperança. E continua: “bodes e cabras são os únicos animais que sobrevivem nesse clima do sertão, mas sem água e capim, as cabras não conseguem dar leite, e alguns fazem queijo de cabra e vendem como uma fonte de renda”, conta.

Um terreno já foi adquirido para construção de um alojamento que servirá de estadia para caravaneiros voluntários que irão a Canudos para ajudar na construção e atendimento. “Desde que começamos a receber o apoio da Fraternidade sem Fronteiras, começamos a discutir a possibilidade de caravanas para o sertão, e essa é apenas a primeira de muitas”, conta Leane.

Para os interessados em participar dessa caravana que unirá amor, fraternidade, solidariedade e cultura, é só mandar um e-mail para retratosdeesperanca@gmail.com e aguardar o retorno que será o mais breve possível.

Mais informações também pelo e-mail ou pelo Instagram @retratosdeesperança. Vamos juntos?

Retratos de Esperança

O Retratos de Esperança é um projeto criado pelo fotógrafo Bismark Araújo que atende hoje nove cidades na Bahia, construindo casas, trabalhando com reforço escolar, projeto de música e aulas de futebol.

O projeto é mantido por doações avulsas, voluntariado, campanhas e apadrinhamentos.
“Nós conseguimos manter todos essas ações com as fotos e as palestras que o Bismark realiza. Falamos para jovens, professores, comunidades religiosas e outros. Depois, se formam grupos de voluntários nas cidades e assim começa o trabalho prático do Retratos de Esperança, possibilitando as ações”.

Clique aqui e saiba mais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOPO