fbpx

Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

Você é nosso convidado para a caravana com destino ao sertão da Bahia

/ / Blog, Retratos de Esperança

A esperança floresce em meio à escassez do Sertão da Bahia/BA. A comunidade do Rio do Vigário, em Canudos/BA recebe a primeira caravana do Retratos de Esperança em parceria com a Fraternidade sem Fronteiras (FSF). A caravana acontece de 1 a 5 de março deste ano e você é o nosso convidado para fazer parte desse momento.

A realidade difícil da população levou o Retratos de Esperança a idealizar a iniciativa que vai levar atendimento médico, educação, moradia e geração de renda para as famílias que lá vivem.

A comunidade é composta por 15 casas de taipa (conhecida como pau a pique), que abrigam em sua maioria famílias com crianças. Dentro não existe cozinha, sanitário nem banheiro. Há somente um poço artesiano sem dessalinizador (peça que limpa a água salobra e a deixa pronta para consumo) e uma cisterna que está abastecendo o local porque choveu recentemente.

O objetivo da caravana é arrecadar fundos para construir uma vila com 15 casas em melhores condições para as famílias, construir espaços comunitários para educação e saúde, implantar banheiros secos, perfurar mais um poço artesiano para irrigar a terra que é boa, arrumar o dessalinizador e mais.

“Queremos trazer oficinas para as pessoas da comunidade aprenderem um novo ofício e assim aumentarem a renda”, conta Leane Mota Araújo, uma das coordenadoras do projeto Retratos de Esperança. E continua: “bodes e cabras são os únicos animais que sobrevivem nesse clima do sertão, mas sem água e capim, as cabras não conseguem dar leite, e alguns fazem queijo de cabra e vendem como uma fonte de renda”, conta.

Um terreno já foi adquirido para construção de um alojamento que servirá de estadia para caravaneiros voluntários que irão a Canudos para ajudar na construção e atendimento. “Desde que começamos a receber o apoio da Fraternidade sem Fronteiras, começamos a discutir a possibilidade de caravanas para o sertão, e essa é apenas a primeira de muitas”, conta Leane.

Para os interessados em participar dessa caravana que unirá amor, fraternidade, solidariedade e cultura, é só mandar um e-mail para retratosdeesperanca@gmail.com e aguardar o retorno que será o mais breve possível.

Mais informações também pelo e-mail ou pelo Instagram @retratosdeesperança. Vamos juntos?

Retratos de Esperança

O Retratos de Esperança é um projeto criado pelo fotógrafo Bismark Araújo que atende hoje nove cidades na Bahia, construindo casas, trabalhando com reforço escolar, projeto de música e aulas de futebol.

O projeto é mantido por doações avulsas, voluntariado, campanhas e apadrinhamentos.
“Nós conseguimos manter todos essas ações com as fotos e as palestras que o Bismark realiza. Falamos para jovens, professores, comunidades religiosas e outros. Depois, se formam grupos de voluntários nas cidades e assim começa o trabalho prático do Retratos de Esperança, possibilitando as ações”.

Clique aqui e saiba mais.

Comentários

10 Comments to “ Você é nosso convidado para a caravana com destino ao sertão da Bahia”

  1. Avatar Fernando Bittencourt says :Responder

    Quero ajudar por favor me informe as próximas caravanas pra Bahia,no momento estou passando aperto financeiro mas trabalho com muito afinco, aqui em Belo Horizonte tenho uma pequena empresa de placas e adesivos, e coloco a disposição para alguma demanda, http://www.adesivacar.com profissionalmente alem dos serviços da empresa de desenhista, vendedor, instalador tenho habilidades como serralheiro,marceneiro , na minha casa tenho um lago que eu fiz de 3 metros decorativo porem minha experiencia com os peixes me habilita a desenvolver criadouro de tilápia com aquaponia. Em fim espero poder colaborar com este projeto que acredito ter condições de ir.

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Olá Fernando, bom dia!
      Tudo bem?

      Que lindo ver o seu coração disposto a ajudar, agradecemos muito ♥

      Em breve teremos uma agenda com as datas das caravanas para a Bahia, mas enquanto isso você pode entrar em contato direto pelo número (75) 8106-3943 que é o telefone do projeto Retratos de Esperança (:

      Agradecemos mais uma vez
      Fraterno abraço e boa semana ♥

  2. Avatar MARIA ANTÔNIA DE PÁDUA says :Responder

    olá sou brasileira e pedagoga ,gostaria muito de participar de uma caravana como serviço voluntário.Gostaria de saber qual seria o 1° passo para me ingressar.Pois admiro muito este trabalho.obrigada pela atenção.

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Olá, Maria!
      Bom dia, tudo bem?

      Para participar de uma carana com o Retratos de Esperança é só você entrar em contato com este número (75) 9 8281-8222.
      Já para participar de uma caravana para outros projetos da Fraternidade sem Fronteiras é só se inscrever por esse link https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/destino-caravanas/ (:
      Lembrando que o único pré requisito para participar de uma caravana FSF é ser padrinho ou madrinha de um dos projetos da causa.

      Agradecemos desde já seu coração disposto em ajudar. É sempre bem-vindo ♥

      Fraterno abraço e bom final de semana.

  3. Avatar Layorrane Lima says :Responder

    Boa tarde. Atualmente resido em Salvador-BA e gostaria de saber se existe algum projeto social desenvolvido pelo fraternidade sem fronteiras aqui na cidade. Infelizmente, não pude ir no evento de vocês na cidade!
    Obrigada!

  4. Avatar Layorrane Lima says :Responder

    Que projeto lindo. Nasci no agreste baiano (menos seco que o sertão mas sofrido também) e desde nova tentava entender a razão da fome tão próxima. Senti um alegria enorme no coração com essa descoberta. Em dezembro me formo em contabilidade pela UFBA e gostaria de poder ajudar no que for necessário! <3

  5. Avatar Thayse Bettiol says :Responder

    Olá, bom dia.

    Lindo este projeto. Poder dar uma vida mais digna as pessoas não tem preço.
    Gostaria de saber se já existe uma data para caravanas do projeto “Retratos da Esperança” em 2020.

    Abraços à todos. Obrigada!

    1. Avatar Tatyane Cance says :Responder

      Olá Thayse, boa tarde!
      Que bom saber que podemos contar contigo (:
      Já existem datas para 2020 sim.
      Uma é do dia 16 a 20 de janeiro de 2020, outra caravana é do dia 21 a 25 de fevereiro de 2020 e a outra é do dia 19 a 23 de março de 2020.
      Se quiser fazer sua inscrição é só mandar um e-mail para caravanasretratos@gmail.com 🙂

      Obrigada pelo seu coração disposta a ajudar.
      Abraço fraterno e até mais ♥

  6. Avatar Rosana says :Responder

    As caravanas previstas para 2020 ocorreram? Há novas datas programadas para o segundo semestre?

    1. Avatar Tatiane Resende says :Responder

      Bom dia Rosana, tudo bem?
      Devido a pandemia do novo Corona vírus, todas as caravanas de 2020 foram canceladas.
      Esperamos que as coisas se estabeleçam novamente para que em 2021, possamos estar juntos novamente.
      Você pode acompanhar pelas mídias sociais ou aqui em nosso site.

      Fraterno abraço. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!