fbpx

Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

FSF recebe inscrições para participação em caravanas de ajuda humanitária à Madagascar/África

/ / Madagascar, Notícias

Médicos, dentistas, enfermeiros e amigos da causa podem se inscrever para a experiência, que será em setembro deste ano

Por Suelen Targon, Assessoria de Imprensa.

Fome e sede: este é o perfil das pessoas que vivem no sul da ilha de Madagascar/África. Comovidos com essa realidade, a Organização Humanitária internacional Fraternidade sem Fronteiras (FSF) – com sede no Brasil, em Campo Grande/MS; realiza desde 2017, caravanas que já levaram aproximadamente 160 padrinhos/voluntários de várias partes do mundo, para atender cerca de 3.500 pessoas por dia, no local.

A próxima caravana para a localidade será de 22 de setembro a 5 de outubro de 2019, está com inscrições abertas e vagas limitadas. Os interessados devem entrar em contato com a Organização, que ressalta principalmente a necessidade de médicos, dentistas e enfermeiros. No entanto, “toda ajuda é bem-vinda”, reforça a coordenadora das caravanas do projeto da FSF, Ação Madagascar, Sueli Rebello.

Ambovombe/Madagascar é uma cidade, extremamente inexplorada, que sobrevive com as adversidades sócio-econômicas, assim como várias outras regiões da África subsaariana. Números do Programa Mundial de Alimentos (PMA) mostram que quase 1 milhão de pessoas passam fome na região. “As famílias do sul da ilha Madagascar sofrem com a fome e a sede constante, a desnutrição aguda e a falta de higiene ocasionam doenças como teníase, bicho de pé e tantas outras. Banho é só quando chove e a luta pela sobrevivência é constante”, relata Sueli.

A obra fraterna traz a motivação aos padrinhos/voluntários e, foi com ajuda deles que em fevereiro de 2018 a Fraternidade sem Fronteiras construiu uma Centro de Atenção Primária à Saúde, em Ambovombe/Madagascar, implantando inclusive serviços básicos: pré-natal, planejamento familiar, vacinas, cuidados da infância – que se chama puericultura – e cuidados nutricionais. Médicos e profissionais da saúde intensificam o atendimento à comunidade durante as caravanas, que acontecem quatro vezes no ano. Além disso, montaram no mesmo local, um Centro Nutricional  e com a dedicação de especialistas do ramo, reanimam a vitalidade de 220 crianças, com severa desnutrição.

“Este ano, nossos voluntários fizeram campanhas e arrecadaram 49 mil escovas de dente, que serão entregues durante as caravanas, momento em que todas as crianças e mães são instruídas sobre noções básicas de escovação”, destaca o presidente da Fraternidade sem Fronteiras, Wagner Moura, que ainda continua: “Já formamos multiplicadores locais para orientar a comunidade sobre saúde bucal. Além disso, dois consultórios odontológicos foram montados na região e o trabalho amoroso de dentistas voluntários está abrindo sorrisos em Madagascar”.

O movimento fraterno já abriu dois Centros de Acolhimento na cidade. No primeiro, onde também funciona uma unidade da Fraternidade sem Fronteiras, acolhe-se crianças que antes viviam nas ruas. Elas recebem refeição, cuidados com a higiene, participam de atividades culturais e de recreação. “Antes, nenhuma das crianças acolhidas frequentava a escola. Hoje, 497 crianças estão matriculadas e com material escolar comprado. Em julho de 2018, a Organização também inaugurou a Cidade da Fraternidade, um espaço com casas que abrigam 100 famílias e que possui hortas, atendimento médico entre outras atividades”, explica o presidente da FSF. 

Como participar?

Interessado na experiência humanitária em Madagascar/África, devem entrar em contato pelo e-mail caravanas03@fraternidadesemfronteiras.org.br ou telefone (67) 9 9977-7993. 

Inscrições para a caravana de 22 de setembro a 6 de outubro de 2019 já estão abertas, com objetivo de levar atendimento médico, odontológico, doações e todo afeto dos participantes. Ainda neste ano, haverá outra caravana que reunirá novamente voluntários do movimento humanitário para Madagascar – de 20 de novembro a 4 de dezembro de 2019, também com vagas limitadas.

Para embarcar é preciso primeiramente ser madrinha/padrinho de um dos projetos da Fraternidade sem Fronteiras. Para isso, basta acessar o site www.fraternidadesemfronteiras.org.br, onde é possível apadrinhar com R$ 50 mensais o projeto conforme escolha. Pelo site também é possível fazer doações avulsas, além de descobrir outras formas de ajudar e contribuir.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária Internacional que mantém Centros de Acolhimento, oferecendo alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, atua na construção de casas e ainda abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara.

Todos os projetos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br e pelas redes sociais: instagramfacebookyoutube e twitter.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!