fbpx

Voluntários da Fraternidade sem Fronteiras, na Bahia, fazem ação junto com o Projeto Levanta-te e Anda

A atividade foi em conjunto com a Ação Social Arquidiocesana para atendimento de pessoas em situação de rua

 Por: Shirley Oliveira – assessoria de imprensa/BA

No último fim de semana (01 e 02/05), mais uma vez os voluntários da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras em Salvador (BA) realizaram ação junto a um projeto local. Desta vez o Levanta-te e Anda, ligado a Ação Social Arquidiocesana se beneficiou de alimentos, material de limpeza e 150 kits de higiene (sabonete, saboneteira, pente, toalhinha, creme e escova dental).

A data desta ação foi bem especial porque a instituição soteropolitana completou, no mês de abril, 13 anos de fundação, a qual tem como patrono Francisco de Paula, santo da igreja católica. Em homenagem ao aniversário, os voluntários da FSF ofertaram um lanche aos assistidos e aos colaboradores. Existem muitos pontos em comum entre as duas organizações humanitárias, um deles é a profissionalização dos beneficiados, para que possam buscar uma autonomia financeira, e ainda o acompanhamento psicológico gratuito para quem está em situação de rua.

O Levanta-te e Anda tem sede própria, oferta alimentos diariamente a uma média de 50 pessoas que vivem em situação de rua. A equipe é formada por educadores, psicólogos, recepcionistas e cozinheiros. De acordo com a coordenadora dos voluntários da FSF em Salvador, Sônia Leite, é uma feliz oportunidade unir os esforços com o Levanta-te e Anda. “A instituição é um local acolhedor, sereno e amoroso. Os atendidos também são agradáveis e educados, percebemos que isso é resultado de 13 anos de trabalho. A convivência é bastante humanitária, sem distinguir quem ajuda de quem é ajudado, são todos iguais, cada um com as suas experiências de vida e isso é maravilhoso”, declara Sônia, que complementa: “É uma via de mão dupla. Sentimos que fomos mais ajudados do que ajudamos. É um aprendizado inigualável”.

A coordenadora do projeto Levanta-te e Anda, Irmã Lena, afirma que a parceria com a Fraternidade sem Fronteiras veio em excelente momento. “Com a pandemia, os nossos colaboradores também passam por dificuldades e as doações ficaram escassas. Mas Deus é provedor, não deixa faltar o necessário aos nossos irmãos”. A coordenadora reflete ainda sobre a superação de quem está nas ruas, envolvidos com os perigos inerentes à situação. “Percebemos a persistência deles em buscar a sobriedade. Eles sobem essa ladeira por vontade própria e por desejo de mudança”, comemora Irmã Lena.

Ainda para o projeto Levanta-te e Anda, os voluntários da FSF estão arrecadando recursos para a compra de um carro manual de carga, para facilitar o transporte das doações, já que a instituição está sediada no topo de uma ladeira, a qual não há acesso de carro. A condução custa R$ 1 mil 500 e o grupo já angariou a metade do valor.

No próximo dia 15 de maio, os voluntários soteropolitanos da Fraternidade sem Fronteiras estarão juntos novamente com as ações do Bem me Quer.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!