fbpx

João Signorelli dá vida a Gandhi em espetáculo solidário em prol da Fraternidade sem Fronteiras

A peça é um convite para que o público faça uma reflexão sobre os princípios das relações humanas, como solidariedade, cooperativismo e amor

Por: Giovanna Percio

Entre falas pensadas e reflexões profundas, o ator João Signorelli dá vida ao líder pacifista Mahatma Gandhi na última apresentação do ano do monólogo “Gandhi, um líder servidor”, no dia 22 de Dezembro, com transmissão pela plataforma online Zoom. O evento, que terá parte do cachê do ator revertido em doação para a Fraternidade sem Fronteiras (FSF), acontece em comemoração ao aniversário de 65 anos de Signorelli.

 Talvez, os 17 anos de interpretação do personagem já se mesclem com a verdadeira identidade do ator, que viu sua postura cotidiana mudar e adquiriu novos hábitos depois de estudar a vida de um dos maiores ícones da história indiana “Eu mergulhei profundamente no personagem. Costumo brincar que o Gandhi fez um tsunami altamente positivo na minha própria história. Eu me propus a parar de mentir socialmente e a cumprir tudo o que prometo. É mais difícil do que parece.” brincou.

A história com a peça teatral que rodou o Brasil, e o mundo, é antiga. Mas, a emoção das plateias por onde passa faz com que cada apresentação pareça a primeira. Entre as favoritas, Signorelli relembra a conexão com Moçambique, quando apresentou a história de Gandhi para colaboradores, voluntários e acolhidos do projeto Acolher Moçambique, da FSF “Assim que chegamos em Chókwè, aldeia que aconteceria a apresentação, já senti uma energia diferente. Entrei em cena e, quando acabou, um jovem acolhido se aproximou e disse ‘João, eu não sabia que existia no planeta terra um homem bom como Gandhi, quero conhecer mais. Vou estudar a história dele’. Isso não tem preço. Levar essa história para frente, e inspirar pessoas que talvez nunca tivessem a oportunidade de conhecer.” comentou.

Seja a mudança que quer ver no mundo 

O rosto de Mahatma Gandhi está estampado nas paredes da sede da Organização que o ator escolheu abraçar, a Fraternidade sem Fronteiras. Em onze anos de história, a postura, e os ensinamentos, do líder pacifista sempre foram uma inspiração para o grupo de voluntários motivados a transformar o mundo. Assim, não por coincidência, foi que as histórias de João Signorelli e Fraternidade sem Fronteiras se cruzaram, há cinco anos, na cidade de Santos/SP. “Me encantei a primeira vez que ouvi a história da ONG.” relembrou.

De lá para cá, muitas parcerias aconteceram, e ele enfatiza que não perde as oportunidades de divulgar os projetos por onde passa: “Sempre que estou em congressos, eventos, espetáculos.. É algo importante para mim e quero que outras pessoas também conheçam e participem.” 

Um dos maiores legados de Gandhi, que ecoa no interior de todo, e qualquer ser humano que se coloque à disposição para servir a humanidade, é a famosa frase inspiração – “Seja você a mudança que quer ver no mundo.” Para Signorelli, participar da FSF é colocar essa frase em prática todos os dias: “A fraternidade está fazendo isso, e essa mudança vai impactar o mundo todo. Sou muito grato por fazer parte disso.” finaliza. 

Gandhi, um líder servidor

A última apresentação do ano não poderia ser de outra forma, senão virtual. Signorelli escolheu a cidade natal para entrar aos 65 anos, e a comemoração vai ser coletiva “Eu gosto muito de trabalhar no dia do meu aniversário. Acho a energia muito próspera. Então decidimos que a última apresentação do ano vai ser no meu aniversário, 22 de dezembro.” explicou.

O formato online promete não deixar a emoção de lado, e cada um dos presentes terá a oportunidade de finalizar um ano, e começar outro, com a certeza de que existe sim um mundo melhor, e que cabe a cada um de nós ajudar a construir. Os ingressos para a peça já estão à venda no Sympla.

Serviço:

Quando: 22 de Dezembro de 2020

Horário: 20h (Horário de Brasília)

Local: Transmissão online pelo Zoom

Valores: De R$ 40 à R$ 80.

Site: www.sympla.com.br/gandhi-um-lider-servidor—online-22dezembro__1071568

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tatiane Resende

Tatiane Resende

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!