fbpx

Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

Leite em pó integral para desnutrição

/ / Evolução dos Projetos, Madagascar, Notícias, Realidade

Com alto poder nutricional, leite em pó integral também pode ser doado para Madagascar; campanha segue até 29 de julho. Mistura estudada por Claudete para tratar a desnutrição das crianças.

As doações foram prorrogadas e os pontos de arrecadação vão receber, além de roupas e calçados, leite em pó integral até o dia 29 de julho. O alimento entra como grande aliado para tratar a desnutrição das crianças em Ambovombe, região onde a Fraternidade sem Fronteiras trabalha no acolhimento de famílias.

Nutricionista, Doutora em Ciências dos Alimentos, e professora da Universidade Federal Fluminense, Claudete Chiappini, quem reforça a importância de se doar o leite em pó integral. “São vários fatores que levam à necessidade da inclusão do leite na dieta. Primeiro pela desnutrição e também pela questão higiênica”, explica.

A nutricionista está adaptando receitas recomendadas pelo Ministério da Saúde no Brasil, com ingredientes próprios da agricultura desenvolvida em Madagascar. Neste primeiro momento, o que Claudete identifica são crianças em estado de desnutrição ou de baixo peso e estatura, pela falta de proteína de origem animal na dieta.

Lembrando que Madagascar sofre com uma das piores secas já registradas no mundo e carrega consigo uma estimativa pesada e triste: segundo a ONU, são 850 mil pessoas passando fome na região.

“As que conseguem comer, algumas vezes se alimentam de raízes, que por serem ricas em amido, açúcar de reserva dos vegetais, conseguem prover alguma energia às crianças. No entanto, há falta de proteínas de alto valor biológico na dieta, fazendo com que haja perda de musculatura sem a devida reposição”, avalia a nutricionista.

O leite em pó integral foi escolhido por ser uma fonte de proteínas de alto valor biológico, levando em conta o que preconiza o Ministério da Saúde no Brasil. “As dietas recomendadas pelo Ministério da Saúde, para o desenvolvimento de crianças emagrecidas e a recuperação de desnutridos, são todas à base de leite em pó integral”, enfatiza.

Do ponto de vista higiênico, o leite em pó integral atende à preocupação dos voluntários e padrinhos da causa, que observaram a precariedade nas condições de armazenamento nas casas, em Madagascar. Com o leite em pó fica assegurado pelo prazo de validade, de 6 meses a um ano, a inocuidade desse alimento.

“Como o local onde a Fraternidade sem Fronteiras está se estabelecendo, é desprovido da possibilidade de refrigeração, outras fontes de proteínas como carnes e ovos corriam o risco de se tornarem insalubres. Nessas condições o leite em pó consiste numa fonte de proteína mais segura, por ser um alimento desidratado que, além de poder ser armazenado em temperatura ambiente, pode ser reconstituído com água fervida”, explica Claudete.

O tipo integral foi uma sugestão da nutricionista por se tratar de um alimento completo, rico em nutrientes, como proteínas, gorduras, lactose, vitaminas e sais minerais. “Para crianças que precisam engordar, o leite deve ser completo”, resume Claudete.

Locais onde existem ponto de doações para Madagascar:

BH Ameng (31) 33325293 | 9 as 17:30h seg a sexta
RJ Lenita (21) 97941-5333
GO Satyaki (62) 9969-1244
MS Sede FSF (67) 3028-5429

(Regiões que não tem pontos de arrecadação falar com Artur ou Endel)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!