fbpx

Blog

Ajude-nos a divulgar. Compartilhe esta história!

Oficina de Biocarvão chega ao Malawi – Em Madagascar a ação foi implantada há 5 meses

/ / Blog, Malawi

 

Famílias produzindo biocarvão em Madagascar

Em julho deste ano foi inaugurada em Madagascar, no mesmo período em que foi inaugurada a Cidade da Fraternidade, a Oficina de Biocarvão. Na iniciativa de mudar mais um pouco a realidade dos acolhidos pelo projeto, voluntários da Fraternidade sem Fronteiras (FSF), iniciaram essa ação que consiste em ensinar as famílias locais a produção de briquetes de carvão totalmente ecológicos. As peças são feitas a partir da queima de cascas de mandioca, palha de milho, arroz, folhas secas, rejeitos agrícolas, entre outros.

Agora em dezembro, essa iniciativa também foi implantada no projeto da FSF no Malawi, “Nação Ubuntu”. Foram selecionados, dentro

Produção de Biocarvão do Malawi

do Campo de Refugiados Dzaleka, cinco homens e cinco mulheres de três nacionalidades diferentes para aprenderem a fazer o carvão ecológico.

A iniciativa foi pensada porque, na hora de cozinhar, a lenha é o componente mais utilizado para fazer o fogo. O problema, porém, é que a fumaça que exala da lenha gera graves problemas respiratórios para as crianças e adultos que normalmente moram em casas com um só cômodo e acabam por respirar excessivamente a fumaça. Além disso, a fabricação de biocarvão gera renda as famílias. “O comércio de carvão dentro do Campo de Refugiados é intenso e isso irá possibilitar uma melhora nas condições das famílias que trabalham na ação”, conta Edmar Pedrosa, voluntário responsável pelas oficinas.

Segundo ele, hoje são produzidos em Madagascar cerca de 1.500 briquetes de carvão. “Cada família da Cidade da Fraternidade recebe 50 briquetes e o excedente é vendido e dividido entre as famílias que participam da produção”, conta ele, que completa “o mesmo acontecerá no nosso projeto do Malawi”.

                                 

Em julho, os primeiros moradores transferidos para a Cidade da Fraternidade tiveram a oportunidade de participar de aulas de capacitação. Eles puderam entender o método simples de fabricação e o funcionamento dos equipamentos e ferramentas até a prensagem final do carvão em briquetes.

O vídeo abaixo mostra um pouquinho de como está sendo essa fase inicial da implantação da Oficina de Biocarvão no Malawi. A FSF está feliz e com o coração transbordando gratidão por mais essa ação! ♥

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!