fbpx

Caminhos de esperança

O Amor Sem Dimensões surgiu com a missão de trazer esperança e tratamento para crianças com microcefalia.

 

Por: Natália Pereira – estagiária -, e Alline Gois – conteúdo FSF

A história do pequeno Enzo Emanuel, de 4 anos, é mais uma luta de crianças com microcefalia. Aos cinco meses de idade, ele foi diagnosticado pela síndrome congênita associada à infecção do Zika vírus. Desde então, vem enfrentando os desafios para os avanços contra o tempo.

Fernanda Brito, (30), mãe de Enzo, desenvolveu a infecção no terceiro mês de gestação,  apesar da descoberta, o desenvolvimento da gestação era normal. Ele nasceu sem diagnósticos de patologia. Mas, a partir dos primeiros meses, surgiram os sinais. “Nos primeiros meses de vida, fomos percebendo que o Enzo não tinha muitos movimentos como o desenvolvimento de uma criança normal.” explica.

Naturais de Manaus – AM, Fernanda trilhou longos caminhos até conseguir encontrar ajuda necessária para o tratamento do filho. A primeira busca foi em Brasília-DF, mas sem sucesso. Logo em seguida foi para o Maranhão e lá conheceu diversas mães, que também estavam na mesma luta, mas ela conta que lá não era o que ela esperava, então retornou para Manaus.

Apesar das buscas sem sucesso, Fernanda não desistiu. Em 2019, umas das mães que conheceu no Maranhão, tocou o coração dela ao comentar sobre o Ipesq – Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto, de Campina Grande/PA, que atua no projeto – Microcefalia, Amor Sem Dimensões, apoiado pela Fraternidade sem Fronteiras. A partir daí, ela procurou por mais informações e ficou encantada. “Pesquisei nas redes sociais e quando bati o olho, vi que lá era o lugar ideal para o Enzo, precisávamos ir pra lá.”, relata.

O contato foi  com a médica Adriana Melo – também coordenadora do Ipesq, fundadora do Amor Sem Dimensões e pesquisadora responsável pela descoberta da relação entre o Zika vírus e a microcefalia. Fernanda conta que a médica foi uma luz na vida dela “A conversa com a Adriana foi essencial. Ela foi a maior incentivadora para irmos em busca dos nossos sonhos, falou que estava esperando a gente de braços abertos”.

E foi assim que Fernanda viu as vidas dela e do Enzo transformadas aos poucos. Eles largaram tudo em Manaus e foram para Campina Grande para realizar o sonho com um atendimento de qualidade para o tratamento necessário que o Enzo tanto precisava. Ao chegar lá, Fernanda conta que as expectativas foram totalmente atendidas. O cuidado, carinho e o amor depositados em cada criança são uma emoção inexplicável.

Valorizando cada momento, vibrando por cada conquista. É assim que as mamães do projeto Microcefalia, Amor Sem Dimensões passam os dias. O projeto apoiado pela FSF é um suporte terapêutico gratuito para crianças com microcefalia. O centro, atualmente, atende em Campina Grande com 147 crianças, que recebem atendimento por meio de uma equipe composta por fisioterapeutas, psicólogos, médicos que atendem crianças diagnosticadas com a doença, oferecendo às famílias a chance de tratamento adequado.

Para ter mais resultados positivos no tratamento, o pequeno Enzo precisa passar por uma cirurgia de gastrostomia, pois tem apresentado crises de refluxo e já está há mais de seis meses usando sonda para poder se alimentar. Com isso, foi lançada uma vakinha nas redes sociais para arrecadar R$10 mil para a realização da cirurgia. A meta ainda não foi alcançada, mas com o apoio do projeto, os resultados têm sido extremamente positivos.

Esperançosa e emocionada, Fernanda espera que logo o filho possa desenvolver melhor o seu crescimento. Ela também agradece por todo o apoio e diz “o Amor Sem Dimensões, juntamente com a Fraternidade sem Fronteiras, são tudo que eu sempre sonhei para o tratamento do Enzo, sou muito grata por tudo que fazem por nós e por todas as outras mães e crianças que também estão nessa mesma luta.” 

Para tornar-se padrinho e contribuir para que mais crianças sejam acolhidas, clique aqui.  No nosso site, é possível conhecer mais sobre o projeto, clique aqui para ler mais. Para acompanhar as atividades do projeto, acesse o site: www.amorsemdimensoes.com.br

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tatiane Resende

Tatiane Resende

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!