fbpx

Voluntário da ONG Fraternidade sem Fronteiras participa de evento para falar da experiência nos projetos de ajuda humanitária

 

Edmar Pedrosa, de Vinhedo – SP, foi o responsável em levar oficinas de biocarvão para os acolhidos do Malawi e Madagascar – na África

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

O voluntário da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), Edmar Pedrosa, participa nos dias 11, 12 e 13 de novembro do V Encontro organizado e preparado pela ONG, em Uberlândia – MG, para relatar as experiências de trabalho nos projetos da FSF nos países africanos, em especial, na atuação mais recente, no Projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo.

“A expectativa é sempre a melhor possível para reencontrar os amigos da causa, ouvir as palestras de outros colegas, seguirmos motivados e também motivar para que mais pessoas entrem nessa corrente de fraternidade”, afirma Edmar.

Edmar Pedrosa trabalha com recursos humanos e no desenvolvimento de pessoas, é morador da cidade de Vinhedo – SP e desde 2017 participa das iniciativas como voluntário da FSF. Já esteve em Madagascar, Moçambique e Malawi – países africanos – durante as caravanas da instituição. 

“Eu ofereço o meu conhecimento em gestão, ética, treinamentos e recrutamento de pessoas para os coordenadores de cada projeto”, mas o sentido do trabalho é ainda maior “tudo que ofereço é pensando nos acolhidos, nas crianças assistidas, nas que ainda precisam da nossa ajuda e por elas me desafio, proponho melhorias e crescimento”, detalha Edmar, dizendo que carrega na carteira a foto de um casal de irmãos de Madagascar, tirada em julho de 2018, como incentivadores para que nunca desista da missão de ajudar a quem mais precisa. 

Edmar em Madagascar durante oficina de biocarvão.

Edmar também foi o responsável em implantar oficinas de biocarvão nos projetos de Madagascar e Malawi.  A ação consiste em ensinar às famílias locais a produção de briquetes de carvão totalmente ecológicos a partir da queima de cascas de mandioca, palha de milho, arroz, folhas secas, rejeitos agrícolas, entre outros. 

Biocarvão.

“A iniciativa foi pensada porque, na hora de cozinhar, a lenha é o componente mais utilizado para fazer o fogo. O problema, porém, é que a fumaça que exala da lenha gera graves problemas respiratórios para as crianças e adultos que normalmente moram em casas com um só cômodo e acabam por respirar excessivamente a fumaça. Além disso, a fabricação de biocarvão gera renda às famílias”, detalha.

O painel com a participação de Edmar será no domingo, dia 13 de novembro, às 11h30, com o tema “Órfãos do Congo:  novos projetos de transformação social e promoção da dignidade humana” com a mediação do fundador-presidente da FSF, Wagner Moura Gomes, e do coordenador do Projeto, o refugiado africano, Maick Mutej. 

Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, acolhe crianças órfãs em situação de rua naquele país. Atualmente, são 64 acolhidos que recebem moradia, alimentação, atendimento médico, psicológico e educação. O projeto Órfãos do Congo deve ter em breve o primeiro Centro de Acolhimento em terreno próprio da FSF com capacidade para 140 acolhimentos e entrega de refeições. 

“Eu vi este projeto nascer e tenho muito orgulho de como ele está se desenvolvendo e ajudando aquela população. O encontro será uma oportunidade para que as pessoas saibam que o pouquinho de cada um faz a diferença na vida de tantas pessoas”, orgulha-se. 

O V Encontro Fraternidade sem Fronteiras é aberto para a participação de todos e será realizado no Center Convention, em Uberlândia – MG com o tema: Servir com amor e propósito. Serão três dias de atividades, entre, painéis, palestras, exposições, depoimentos e reflexões de acolhidos e líderes dos 11 projetos da FSF. Os ingressos são nos valores de R$200 (inteira) e R$100 (meia), com acesso aos três dias do evento. Informações e inscrições pelo link: https://encontro.fraternidadesemfronteiras.org.br/.

Sobre o Projeto Órfãos do Congo –  desde novembro de 2021, Órfãos do Congo tem o objetivo de acolher crianças órfãs em situação de extrema vulnerabilidade pelas ruas da República Democrática do Congo, principalmente nas cidades de Bukavu e Goma. O projeto administra um centro de acolhimento para oferecer alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança para crianças órfãs, mães e gestantes das consequências de conflitos armados no país.

Sobre o Encontro Fraternidade sem Fronteiras – Esta é a quinta edição do evento promovido e organizado pela Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras. Serão três dias para falar de fraternidade e incentivar a sua prática por meio de palestras, diálogos inter-religiosos e ainda depoimentos e reflexões, de acolhidos e líderes dos projetos da ONG. Pelo menos 6 mil pessoas já participaram das edições anteriores realizadas em Campinas – SP, Campo Grande – MS, Belo Horizonte – MG e a última, devido à pandemia, em uma transmissão on-line pelas redes sociais da FSF. O evento já contou com a participação de nomes como Divaldo Franco, Rossandro Klinjey, André Trigueiro, Irmã Aíla Pinheiro, Haroldo Dutra Dias, Monja Coen, DJ Alok, Xuxa, Caçadores de Bons Exemplos, entre outros. Informações e inscrições pelo link: https://encontro.fraternidadesemfronteiras.org.br/.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!