O projeto Retratos de Esperança conseguiu adquirir, com a parceria do Instituto Alok, um terreno de 4300 m² para construir um Centro Educacional. No espaço deve ser implantada uma agrofloresta com horta comunitária e um galinheiro.
O Centro Educacional será um espaço para a realização de atividades e palestras socioeducativas, práticas em arte e educação, encontros com a comunidade, aulas de música, e aulas de meio ambiente.
Para ajudar na volta às aulas das crianças das famílias acolhidas pelo projeto Retratos de Esperança, foi feita uma parceria com a organização não-governamental Gerando Gentilezas para pedir e receber doações de materiais escolares e fazer kits com livros didáticos, lápis, cadernos, régua, canetas, apontador e outros materiais necessários. A ação ainda está acontecendo e não tem data para terminar. Vamos ajudar os nossos acolhidos a iniciarem o ano letivo de 2023?
“É uma felicidade que nunca senti na minha vida”. Essas foram as palavras da Adriana Brito ao receber a casa própria, feita pelo projeto Retratos de Esperança. A casa vai ser o lar para a família toda e é a 28ª moradia entregue pelo projeto e a primeira construída em Jacobina, na Bahia.
As mulheres acolhidas pelo projeto Retratos de Esperança, no sertão da Bahia, receberam kits de higiene pessoal, contendo absorventes, shampoo e condicionador, escova e pasta de dente, doados pela organização não-governamental Gerando Gentilezas, e pela organização comunitária Absorver e Florescer. A entrega desses kits acontece desde abril de 2022, quando o projeto Retratos de Esperança firmou parceria com as duas organizações.
O Natal de 2022 foi o primeiro do projeto Retratos de Esperança na comunidade de Alto Alegre, em Jacobina, cidade localizada no extremo norte da Bahia que fica a 330 quilômetros de Salvador. O evento foi chamado de Natal solidário e contou com doações dos padrinhos e de cestas básicas enviadas pelo projeto Tarcila Bittencourt.
As crianças acolhidas pelo projeto Retratos de Esperança receberam presentes de Natal, entre eles, sapatos doados pela marca Puma. Resultado da parceria do projeto com a organização Play With Us Foundation.
Seu Joaquim lutou a vida inteira para ter o que comer, nunca frequentou uma escola, não tem uma moradia digna e vive em situação de vulnerabilidade. Queremos construir e doar uma casa digna para seu Joaquim e a família morarem. Para isso, precisam da ajuda de todos para arrecadar R$ 48 mil. Compartilhe com amigos e familiares para que mais pessoas conheçam a história dele e ajudem.
Em 2020, no meio da pandemia, onde tudo era incerto, eu só pedia a Deus que não me paralisasse, e ele me ouviu. Foi quando decidi morar na Vila Esperança, fui sem prazo para voltar e por lá vivi um ano. Sem dúvidas foi uma experiência incrível, e como sempre falo, fui levar amor e voltar transbordando amor. Viver no sertão me fez mais humana, me fez viver o amor da forma mais genuína. Amei cada pessoa que passou por mim e amo até hoje. De lá só guardo amor e gratidão, trouxe comigo, mais amor, coragem, fé e a certeza que não podia ter feito escolha melhor do que um ano junto à comunidade. Como madrinha e apoiadora da FSF fico muito grata em poder fazer parte, e mais do que isso, ver toda a evolução que a comunidade passou e tudo graças ao apadrinhamento." ”
Graziela Silva - Madrinha do projeto Retratos de Esperança.
Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉