• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Fraternidade sem Fronteiras promove a campanha “Água África”

África Subsaariana onde a ONG concentra suas ações é uma das regiões do mundo que mais sofrem pela falta de d’água

Por Tathiane Panziera/Assessoria de Imprensa FSF

Água é a fonte de vida, todos sabemos. É o elemento que compõe grande parte do corpo humano, algo em torno entre 70 a 75%. Cabe ressaltar também que ela está presente em 70% do planeta Terra. No entanto, toda essa abundância não chega a algumas regiões do mundo como a África Subsaariana, onde atua a ONG Fraternidade sem Fronteiras (FSF).

Segundo Wagner Moura, idealizador e presidente da ONG, em Moçambique, por exemplo, é comum ver mulheres com filhos nas costas seguirem caminhando quilômetros em busca de água. Realidade semelhante também é encontrada em Madagascar.

Moura, em visita às comunidades atendidas pela FSF, em meados de janeiro de 2020, falou sobre a perfuração de poços e o quanto eles trazem significativas melhorias para as aldeias. “Aqui em Madulo, um dos impactos importantíssimos da Fraternidade foi a perfuração do poço, eu lembro que a gente tinha que caminhar muito tempo para chegar até um pocinho de água suja e hoje tem água para a comunidade toda. Atendendo 247 famílias, servindo em média 100 litros de água para cada uma delas”.

Saúde e alimentação – Entretanto, os dados da realidade africana levantados pela WaterAid, mostram que ainda há muito a ser feito.  De acordo com o relatório publicado em 2019, o acesso médio aos serviços de saneamento básico, abastecimento de água potável e esgoto sanitário, na África Subsaariana, foi de apenas 28% (dados de 2015).

O mesmo relatório apontou que, pessoas pobres em países de renda baixa e média normalmente gastam de 5 a 25% de sua renda em água para suprir suas necessidades básicas (média de 50 litros por pessoa diariamente). E em certas partes de Madagascar algumas pessoas gastam mais da metade de sua renda para comprar água de fornecedores. Isto considerando que estas pessoas possuem alguma renda.

Já o relatório da Who/Unicef, publicado em 2017, aponta que dos 844 milhões de pessoas atualmente sem serviços básicos de água potável, 263 milhões de pessoas (4% da população) gastam mais de 30 minutos em viagens de ida e volta coletando água de uma fonte melhorada e quase 60% deste último grupo vive na África Subsaariana.

E onde há escassez de saneamento básico existe o consumo de água suja, e consequentemente é grande o índice de problemas de saúde como a mortalidade infantil causada pela diarreia. Outro problema recorrente causado pela falta de água/saneamento é a Tungíase ou a doença do bicho-de-pé que pode ter como resultado até a amputação de membros (mãos e pés das crianças).

A escassez de água desencadeia a desnutrição de crianças, jovens e adultos das comunidades. Já que sem ela, não é possível plantar para comer.

Levando água para as comunidades – Como uma das preocupações constantes da FSF é a transformação social, logo a perfuração de poços artesianos foi uma das soluções levadas pelos voluntários para regiões da África Subsaariana (vilas em Madagascar e em Moçambique) que necessitam de abastecimento de água.

Assim, em 2015, a ONG Fraternidade sem Fronteiras deu início às perfurações de poços artesianos nas aldeias de Moçambique para ofertar água limpa à comunidade. A chegada da água permitiu o início do plantio agroecológico garantindo a autossustentação alimentar do projeto “Acolher Moçambique”. Isto é, o que for produzido por lá irá alimentar as crianças da comunidade.

O resultado é a Fraternidade Sem Fronteiras já perfurou 12 poços artesianos nas regiões de extrema miséria, na África Subsaariana. E para expandir a iniciativa a ONG divulgou, em 2019, durante o III Encontro da Fraternidade sem Fronteiras, a campanha “Água África”. A intenção é perfurar mais poços artesianos onde a FSF atua levando o recurso natural para mais comunidades africanas.  

A Campanha Água África

A campanha “Água  África” arrecada doações únicas ou mensais, por meio do cartão de crédito e o valor inicial é de R$ 20. Ao contrário das campanhas para construção de escolas, a campanha não tem um valor estipulado como meta final porque não há como prever os gastos com exatidão.

Isto acontece porque o custo para a perfuração de um poço artesiano varia conforme a profundidade da água. Contudo, a ONG já realizou obras e está sempre aprimorando o processo para levar água para as comunidades. Por isso, trabalha seguindo um roteiro que define as etapas do processo sendo ele:

  1. Contratação do estudo geológico para identificar a área a ser perfurada;
  2. Definição de orçamento: pode variar conforme característica da região e subsolo;
  3. Contratação de empresa para o serviço e definição de prazo para entrega da obra;
  4. Perfuração do poço com supervisão de coordenadores da FSF e presença de padrinhos suíços voluntários.

Quem se interessar em participar da campanha pode acessar a página: https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/aguaafrica

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Às mulheres africanas, às mulheres do mundo inteiro.

Uma mensagem a todas as mulheres: Às mulheres africanas, às mulheres do mundo inteiro, Neste 8 de março, rendemos homenagem à sua força, à sua resiliência e à sua beleza. Vocês são mães, trabalhadoras, guerreiras. Sua contribuição para nossas sociedades é inestimável. Vocês são as arquitetas do futuro, as guardiãs da cultura e as pioneiras da mudança. Obrigado por tudo o que fazem, por seu amor, seu cuidado e sua dedicação. Vocês inspiram as gerações futuras, motivam as comunidades e

Ler mais »

Ajuda MG: Onde doar para ajudar as comunidades atingidas pelas chuvas na Zona da Mata Mineira

Diante da grave situação causada pelas fortes chuvas que atingiram diversas cidades em Minas Gerais, com impactos significativos em diferentes comunidades da região da Zona da Mata mineira, a Fraternidade Sem Fronteiras manifesta sua solidariedade às famílias e pessoas que enfrentam as consequências desta situação. “Reconhecendo a importância de destinar doações de forma responsável, transparente e com alcance efetivo às populações mais afetadas, a Fraternidade Sem Fronteiras indica três instituições confiáveis, que estão mobilizadas para apoiar as ações de socorro

Ler mais »