fbpx

“Eu sou porque nós somos.”

O sentimento de fraternidade está dando vida a uma nova comunidade. E esse é mais um sonho possível para sonharmos juntos.

Leve o seu pensamento para um ambiente de paz e serviço, em que todos se reconhecem como irmãos e você vai chegar à Nação Ubuntu. Ela foi edificada ao lado de um campo de refugiados, localizado no Malawi, país vizinho de Moçambique. Surge acendendo esperança e convidando a todos para viver a serena alegria de um mundo novo.

O campo de refugiados, ao lado, existe desde 1994, embora tenha sido instalado para atender um momento emergencial, de crise. A grande maioria das crianças e jovens não tem acesso a escola, o alimento oferecido é insuficiente e não há oferta ou criação de oportunidade de trabalho.

Nosso ideal é mudar as histórias de vida e oferecer a crianças, jovens e toda a população de mais de 52 mil refugiados e malauianos em situação de vulnerabilidade um novo modelo de vida – uma nova oportunidade. Aos poucos, estamos apresentando a eles a proposta de convivência e sentindo a resposta do coração de cada um.

Ubuntu é um pensamento de amor e todos os corações dispostos a amar são convidados a fazer parte da comunidade, aprendendo e ajudando a construí-la. Tudo nela é para o bem de todos. Instrução, alimentação, formação para o trabalho, oficinas de produção e, na base, a mentalidade educacional ubuntu.

No projeto, são desenvolvidas oficinas de agrofloresta, biocarvão, costura e sabão que geram renda para os acolhidos e os capacitam para o trabalho. Por meio dessas ações, a FSF tem promovido postos de trabalho. Ao todo, temos mais de 137 colaboradores.

O projeto Nação Ubuntu dispõe de 10 hectares de terra para desenvolver a agrofloresta. São 6 funcionários para a realização desta atividade com o objetivo de se tornar sustentável na produção de alimentos para suprir as demandas do próprio projeto, como também, gerar renda através da venda.

O Que É Ubuntu?

A ESPERANÇA DO MALAWI AGORA É VOCÊ!

Clarissa Pereira da Paz trilhou um longo caminho de conhecimento até chegar ao centro de refugiados no Malawi. A trajetória de conexão e amor bem que poderia virar filme, mas para isso acontecer uma peça importante da história estava faltando: você.
Reproduzir vídeo

OFICINA DE BIO CARVÃO

Eles aprendem a fabricar biocarvão – a energia que vem da natureza, proporciona renda e não agride a saúde. A solução chegou em julho de 2018 a Madagascar, na Cidade da Fraternidade – onde são produzidos diariamente 1500 briquetes – e agora (Dezembro de 2018) ao Malawi, ofertada com amor pelos voluntários e recebida com interesse e dedicação pelos trabalhadores.

MÃES DO CAMPO

Mulheres refugiadas no Malawi precisam da nossa ajuda para alimentarem seus filhos.
Elas estão sobrevivendo em um dos países mais pobres do mundo. Refugiadas de guerra, viúvas, sozinhas com os filhos, mulheres se desesperam para conseguir o que comer e alimentarem seus filhos. Em muitos casos, precisam se render à prostituição e sofrem maus-tratos para que não morram de fome.

UBUNTU NATION SCHOOL

Em 2021, foi ampliada a capacidade de acolher crianças na Iniciativa Ubuntu Nation School(Escola Ubuntu). Foi celebrada a graduação de 90 alunos da pré-escola que seguiram para o ensino primário. Com a abertura das novas turmas, as crianças têm a chance de continuar os estudos, novos professores foram contratados e receberam capacitação e formação pedagógica com base no método

Atualmente, são mais de 322 alunos matriculados no ensino infantil e primário, além de 60 bebês na creche. As crianças recebem alimentação, material escolar e uniformes escolares.

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!