• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN
  • 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Fraternidade sem Fronteiras inicia coordenação de espaço emergencial de acolhimento a venezuelanos, em Boa Vista

O local funcionará em parceria com o ACNUR e Operação Acolhida do Exército brasileiro, com capacidade para 450 pessoas

 

Por: Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) começou a coordenar o Espaço Emergencial 13 de Setembro, em Boa Vista – Roraima. O local foi ocupado de forma espontânea por refugiados e migrantes venezuelanos que atravessaram a fronteira entre Brasil e Venezuela em busca de melhores condições de vida. 

“Estamos acolhendo pessoas que viviam à margem da sociedade, em estruturas precárias, velhas, sem condições de saneamento”, explica a coordenadora do novo Centro de Acolhimento da FSF, Vanessa Epifânio.

A coordenação começou em maio deste ano e foi oficialmente lançada nesse sábado – 20 de junho – no dia mundial do refugiado. Na ocasião, foram realizadas atividades recreativas e artísticas com os acolhidos. O convite para que a Fraternidade sem Fronteiras coordenasse o espaço partiu do ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, e resultou em uma parceria em que a FSF irá reorganizar o espaço e ampliar os atendimentos para adultos e crianças. O ACNUR  auxiliará na organização espacial do local e com procedimentos gerais de proteção, incluisve com apoio financeiro. A Operação Acolhida, do Exército brasileiro, oferece apoio para a infraestrutura, distribui alimentos, auxilia na segurança e organização geral do espaço. 

O Espaço Emergencial 13 de Setembro faz parte do Projeto da FSF, Brasil um coração que acolhe, que desde outubro de 2017, atende refugiados e migrantes venezuelanos em Boa Vista – RR. As pessoas acolhidas recebem refeições, moradia, itens de higiene, roupas, atividades recreativas e educacional, e o fortalecimento de valores para a convivência coletiva. Além do espaço emergencial, a FSF também  coordenada o Centro de Acolhimento São Vicente II, que acolhe cerca de 250 pessoas.

“Foi uma honra e um grande desafio receber o convite do ACNUR, e nós iremos usar da nossa experiência para acolher estes outros irmãos, trabalhar em conjunto com eles de forma respeitosa e digna para que possam reconstruir suas vidas”, afirma Arthur Dias, coordenador do projeto “Brasil, um coração que acolhe”.

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fraternidade Sem Fronteiras publica Relatório de Atividades 2025

Documento apresenta os resultados alcançados ao longo do ano e reforça o compromisso da organização com a transparência dos recursos e ações Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF A Fraternidade Sem Fronteiras publicou nesta quarta-feira,16 de setembro, o Relatório de Atividades 2025, documento que apresenta um panorama das ações realizadas pela organização ao longo do ano. A publicação reúne informações sobre os projetos, campanhas, iniciativas de voluntários e demais frentes de atuação, além de dados que demonstram o

Ler mais »

Fraternidade Sem Fronteiras chega aos cinemas com “Nação Ubuntu – A Voz dos Silenciados”

Documentário estreia em novembro e terá sessões que também poderão ser organizadas por pessoas e instituições em cidades participantes Por Laureane Schimidt –  assessoria de imprensa FSF A Fraternidade Sem Fronteiras chega aos cinemas brasileiros com a história do projeto Nação Ubuntu, desenvolvido no Campo de Refugiados de Dzaleka, no Malawi, localizado no sudeste do continente africano. O documentário “Nação Ubuntu – A Voz dos Silenciados”, que estreia no dia 12 de novembro, leva às telas a trajetória dos líderes

Ler mais »