fbpx

Instituto Amigos do Coração é parceiro da Campanha Viver Fraternidade – Coração Curumim

Junto a Fraternidade sem Fronteiras, parceria leva ajuda emergencial às comunidades indígenas

 

Por Camila Silveira – estagiária e Laureane Schimidt

 

 

Em 2012, uma iniciativa entre amigos formou o Instituto Amigos do Coração (IAC). Localizado em Campo Grande – MS, o IAC promove projetos nas áreas da saúde e assistência social.

Nesta terceira etapa da Campanha Viver Fraternidade – Coração Curumim –, o Instituto Amigos do Coração uniu-se a Organização Humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) para levar ajuda humanitária para mais de 50 comunidades indígenas das etnias Terena, Xavante, Guarani e Kaiowá, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na fronteira do Brasil com o Paraguai. Além do Coletivo Instituto Amigos do Coração, outras duas instituições brasileiras também são parceiras da Campanha: Coletivo Terra Vermelha e a Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental (RAIS).

Estevom Molica, dentista e presidente do Instituto Amigos do Coração

Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, o dentista e presidente do IAC, Estevom Molica, contou sobre a história e a atuação do Instituto. Em bate-papo sobre a parceria na Campanha Viver Fraternidade – Coração Curumim, Estevom comenta o entusiasmo sobre a iniciativa da FSF em ajudar as comunidades indígenas. “Eu estou muito feliz. É um pedido meu, continuem com a gente, essa ação pode virar um projeto bacana e perpetuar. A gente sempre precisa de mãos amigas”.

O Instituto Amigos do Coração, atualmente, possui quatro projetos em andamento: Ação do Bem, Sorrisos sem Fronteiras, Enxovais do Coração e Desenvolvendo Sorrisos. Todo o trabalho é realizado com o auxílio de voluntários, atuantes no Brasil e na África, em ações para arrecadação de alimentos e roupas, além de atendimentos em saúde.

O projeto Desenvolvendo Sorrisos possui a missão de levar orientação e bem-estar nas comunidades com vulnerabilidade social. Entre as atuações, a “Missão nas Aldeias Nhanderu Marangatu e Campestre” atende indígenas das etnias Kaiowá – Guarani e Guarani – Nhandeva, no município de Antonio João, em Mato Grosso do Sul. Para Estevom, a população indígena merece todo o respeito e destaque. “Foram eles que começaram tudo aqui no Brasil, eu os vejo como meus avós, meus antepassados que eu amo, guardo e cuido…” afirma, após destacar com admiração a ancestralidade trazida pelos indígenas.

Com a situação de vulnerabilidade causada pela pandemia, o Instituto Amigos do Coração e a FSF estão unidos em apoio aos povos indígenas. Segundo Estevom, devido as diferenças de hábitos, o vírus da COVID-19 pode ser devastador nas comunidades e torna-se importante toda união em apoio e proteção às vidas indígenas.

Sobre a Campanha Viver Fraternidade – Coração Curumim – Lançada em 24 de Julho, a Campanha pretende atender, neste primeiro momento, 50 comunidades indígenas das etnias Terena, Xavante, Guarani e Kaiowá dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além das do país vizinho ao Brasil, o Paraguai. Durante um mês, a meta é arrecadar o valor de R$1mi para a montagem de kit com alimentos, materiais de higiene e itens de proteção (lanterna, lona, capa de chuva, máscaras, colete, cobertor, termômetro e álcool-gel); e ainda, para perfuração de poços que possibilitem o fornecimento de água limpa aos indígenas. As doações podem ser em valores a partir de R$50 pelo site da FSF ou fisicamente em dois postos de coleta em Campo Grande/MS e Cuiabá/MT, que receberão alimentos, materiais de higiene e proteção descritos no site.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!