fbpx

Campanha da Fraternidade sem Fronteiras vai ampliar o atendimento de pessoas em situação de rua no Brasil

 O Projeto Fraternidade na Rua já atua no MS e terá polos de trabalho em Uberlândia, São Paulo e Rio de Janeiro

Por: Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

 A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) lançou no último domingo, 27 de setembro, a campanha para a expansão do Projeto Fraternidade na rua em parceria com a Clínica da Alma. O projeto, que já possui um polo no MS, será ampliado para as cidades do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Uberlândia/MG, podendo chegar a outras regiões do país e apoiar iniciativas já existentes.

O objetivo é proporcionar diversas frentes de atuação, sendo que no  Rio de Janeiro/RJ, a proposta é a criação de um Centro de Acolhimento Referência para pessoas em situação de rua, com local para higiene, refeições, reinserção no mercado de trabalho e atendimento à saúde.

Em São Paulo/SP, o trabalho será para o auxílio de aluguel solidário a famílias que ficaram desempregadas e desabrigadas durante a Covid-19. E em Uberlândia/MG será a implantação da segunda unidade da Clínica da Alma (no modelo já existente no MS), que auxilia e atua no tratamento gratuito e recuperação de dependentes químicos, que estavam em situação de rua.

“A Fraternidade sem Fronteiras sempre atuou nas regiões mais desafiadoras do mundo, e agora o nosso movimento de ajuda humanitária chegou às pessoas em situação de rua. O nosso olhar será de responsabilidade e cuidado para a reconstrução e reaproximação com estes nossos irmãos”, explica o fundador-presidente Wagner Moura Gomes.

No Brasil, em oito anos, a população em situação de rua cresceu 140% e soma mais de 220 mil pessoas. A maioria é de desempregados, trabalhadores informais e dependentes químicos.

As contribuições para a campanha poderão ser feitas pelo site da Fraternidade sem Fronteiras por meio de apadrinhamento a partir de R$50 mensais ou doação.

Projeto Fraternidade na Rua – em parceria com a Clínica da Alma, o projeto Fraternidade na Rua atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua no Brasil. É mantido pelo sistema de apadrinhamento, doações e mobilização de voluntários sensíveis a causa.

Clínica da Alma – em Campo Grande/MS, a unidade I da Clínica da Alma atende 350 pessoas, 40 são mulheres, sendo que algumas estão com os filhos no local. Os atendimentos são separados entre homens e mulheres e totalmente gratuito por um ano. “A decisão de ir à Clínica da Alma é voluntária. Oferecemos ajuda, e quem a aceita recebe todas as condições para tentar superar o problema. Oferecemos refeições, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, oficinas de trabalho, amparo espiritual, emocional e físico”, descreve Soraia Monteiro, voluntária e coordenadora do projeto em MS.

Para os homens, a Clínica da Alma tem uma chácara própria para o acolhimento. As mulheres moram em uma outra chácara alugada. Em até um mês, a previsão é que as acolhidas possam se mudar para a chácara própria, onde a obra está na fase de acabamento para os alojamentos e refeitório. O local terá ainda uma brinquedoteca, oficina de trabalho e consultório odontológico e médico.

Para saber mais sobre a campanha de ampliação do projeto Fraternidade na Rua, acesse: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/narua

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!