fbpx

Fraternidade sem Fronteiras desenvolve projeto para dar autonomia alimentar para famílias indígenas de MT

 A ação é resultado da Campanha Viver Fraternidade – Coração Curumim

Por: Camila Silveira – estagiária e Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras realizou visitas em oito aldeias indígenas da etnia Xavante em São Marcos, localizadas no município de Barras do Garças (MT). O objetivo foi proporcionar ações que oferecem autonomia alimentar com sustentabilidade.

O projeto tem como foco a implantação de hortas comunitárias e sistemas de irrigação em todas as aldeias da região. Por meio de análise do solo, iniciou-se o plantio de mandioca, abóbora e milho. Para as hortas, o voluntariado da FSF em conjunto com os indígenas, foram construídos canteiros e realizado o plantio de leguminosas. Ferramentas e mangueiras foram recebidas em doações para a continuidade da ação. 

“Através das visitações, percebemos a vontade dos Xavantes em aprender e produzir. Precisamos impulsionar o projeto e continuar”, conta Wender Moura, coordenador da ação continuada Coração Curumim em Mato Grosso.

As visitas foram feitas em 84 ocas, totalizando 583 indígenas das aldeias de Jesus de Nazaré, Nossa Senhora de Guadalupe, Juan Diego e Senhora da Graças.

A campanha Viver Fraternidade foi realizada em três etapas, sendo que a Coração Curumim encerrou-se em setembro. Ao todo, totalizou-se R$2mi 224 mil 622 em doações, o suficiente para a compra de 43.417 cestas básicas distribuídas para 69 instituições brasileiras, 39 centros de acolhimento na África e 53 comunidades indígenas.

A Coração Curumim tornou-se uma ação continuada e pretende auxiliar no desenvolvimento das comunidades indígenas, não só com o fornecimento de alimentos, roupas e produtos de higiene, mas também com a assistência técnica.

Para contribuir com a ação, as doações podem ser realizadas pelo apadrinhamento ou com contribuições de materiais, entre eles ferramentas para plantio, mangueiras de irrigação, sementes ou fertilizantes.

Posto físico de coleta:
Elétrica E Hidráulica – Av. Jorn. Arquimedes Pereira Lima – Santa Cruz, Cuiabá. Telefone:  (65) 3321-0009

Mais informações, acesse: https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/coracaocurumim

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!