fbpx

Fraternidade sem Fronteiras define local para atendimento às pessoas em situação de rua no RJ

O Centro de Acolhimento Referência será no centro da cidade com capacidade inicial de até 500 atendimentos

Por: Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) definiu o local para a instalação do Centro de Acolhimento Referência no Rio de Janeiro, uma ampliação do Projeto Fraternidade na rua. O projeto, que já possui um polo no MS, será ampliado para as cidades do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Uberlândia/MG, podendo chegar a outras regiões do país e apoiar iniciativas já existentes.

O prédio, na capital fluminense, tem 900 metros quadrados, está localizado na rua do Senado, número 52, no centro. O ponto é estratégico para os serviços que serão prestados pela organização às pessoas em situação de rua, como higiene, refeições, recolocação profissional e atendimento à saúde. 

“A Campanha para a ampliação do Projeto Fraternidade na Rua foi lançada há poucas semanas e o voluntariado do Rio de Janeiro já nos deu uma resposta muito positiva. Percebemos que o trabalho que será realizado aqui era algo que atingia o coração deles e estamos muito felizes em ver toda a movimentação para esta corrente do bem”, explicou o fundador-presidente da FSF, Wagner Moura Gomes.  

Até agora, pelo menos 120 voluntários já se cadastraram para os atendimentos nas áreas de saúde, psicologia, assistência social, cozinha e artes. Além disso, arquitetos e engenheiros voluntários fizeram uma vistoria no prédio para o início das reformas que começaram com o conserto do telhado, pintura e adequações elétricas necessárias antes do funcionamento do Centro. 

O local tem 20 banheiros divididos entre masculino e feminino, além de área para banho com duchas, cozinha ampla, refeitório e áreas para triagem e atendimento médico. A capacidade inicial será para até 500 pessoas com o oferecimento de água, refeição e banho ao longo de todo o dia.   

“Vimos diversas necessidades e por isso, optamos pela criação deste centro, para não só oferecer um prato de comida ao longo do dia, mas também um local com acolhimento de forma fraterna”, explicou a voluntária da FSF no Rio de Janeiro, Isabel Nascimento. Pretendemos resgatar a identidade e dignidade dessas pessoas” continua.  

Atualmente, a estimativa é de que 16 mil pessoas vivem pelas ruas do Rio de Janeiro.

“Nossa intenção é de aumentar os atendimentos conforme as doações cheguem. Toda a manutenção do Centro será feita pelo apadrinhamento no valor mensal de R$50 ao Projeto Fraternidade na Rua”, finaliza Wagner Moura Gomes. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!