fbpx

Fraternidade sem Fronteiras reúne 50 voluntários e apresenta diversas iniciativas no I Encontro de Voluntários da Organização

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais da FSF e de parceiros, foi lançado o Portal do Voluntário 

Por – Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realizou o 1º Encontro de Voluntários, na tarde deste sábado (17), reunindo 50 voluntários na programação, que teve transmissão ao vivo pelas redes sociais da instituição e de canais parceiros. A oportunidade proporcionou a apresentação de diversas iniciativas de voluntários da FSF no Brasil e no exterior, além de convidar interessados em contribuir com a causa.

“Um pouquinho de cada um, dentro das possibilidades e habilidades, faz a força para expandir o amor e levar a ajuda para quem precisa”,   definiu, durante o evento, a gerente de Voluntariado da FSF, Ângela Araújo.

Dividido em seis painéis, o I Encontro de Voluntários teve como tema: “A força do Voluntariado”, com depoimentos de voluntários que representaram toda a corrente de ajuda humanitária feita por centenas de pessoas em diferentes ações. Entre as iniciativas, o público pôde ver como são organizados os bazares em Campinas/SP, Goiás e no Rio Grande do Sul.

“Depois que voltei da caravana de Madagascar, em 2018, quis criar a oportunidade de ajudar mais a FSF. Emprestamos um salão, arrecadamos doações, separamos e montamos o bazar em Sapucaia do Sul. Hoje, temos um espaço fixo, todos os sábados e contamos com 70 voluntários na organização do bazar. Percebemos que somos instrumentos para levar o bem a quem precisa. Isso é muito gratificante!”, descreve a voluntária Bibiana Flores, do Rio Grande do Sul. 

Diferentes profissionais também puderam mostrar as ações que realizam, entre eles, jornalistas com a “Rede Fraterna de Assessores de Imprensa” , arquitetos com a “Arquitetura sem Fronteiras”, costureiras com “Mãos costuram amor”, professores com “Sonhar sem Fronteiras” e psicólogos com “Saúde Mental sem Fronteiras”.  Além das ações “Alimentos sem Fronteiras”, “Ubuntu Nation”, “Arte sem Fronteiras” e a dos “Cadernos Fraternos”. 

“Como jornalistas usamos nossa habilidade e conhecimento para escrever e divulgar com amor a grandiosidade da FSF”, afirma o jornalista voluntário de Campinas/SP, Tiago Gonçalves. “A causa é a mais importante, a nossa profissão é apenas um instrumento”, complementa o arquiteto Dante Furlan.  

Do exterior, participaram voluntários da Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Alemanha. “A FSF nos permite promover e vivenciar a Fraternidade no conceito mais profundo onde todos somos irmãos”, definiu o voluntário do Núcleo dos Estados Unidos, Leandro Almeida. 

Ao final do evento, houve o lançamento do Portal do Voluntário – plataforma, em português e inglês, criada para conectar voluntários na FSF, aproximando pessoas, grupos e ações.

“O voluntariado é um movimento que cada um coloca um pouquinho de si, dentro do que pode fazer, e resulta em uma grande corrente de amor”, finaliza o fundador-presidente da FSF, Wagner Moura Gomes. 

Sobre o Voluntariado na FSF –  Na Fraternidade sem Fronteiras, a maior parte das ações é realizada, no Brasil e no exterior, por voluntários. Os grupos de voluntários promovem iniciativas em benefício tanto dos projetos da instituição como também em ações para transformar localmente as realidades. Portanto, são muitas as formas ajudar e qualquer pessoa pode ser um voluntário. É um movimento espontâneo que precisa apenas respeitar os valores da FSF: Fraternidade, Espiritualidade, Fidelidade ao propósito, Valorização do ser e Processos sustentáveis.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!