fbpx

Em 2021, o Centro de Capacitação e Referência formou mais de mil pessoas em Pacaraima – Roraima

O local é uma das frentes de trabalho do Projeto Brasil, um coração que acolhe

Por Taemã Oliveira – assessoria de imprensa FSF / Boa Vista – Roraima

Alunas recebendo certificado

 

O Centro de Capacitação e Referência de Pacaraima – Roraima , que é uma das frentes de trabalho do projeto Brasil, um coração que acolhe, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), formou 1089 pessoas, sendo 99 delas em cursos on-line e presenciais de Língua Portuguesa, 19 em Corte e Costura e 95 nos cursos do SENAC e da Organização Internacional para Migrações (OIM). 

“Este certificado significa o começo no Brasil, porque agora eu sei falar e escrever em Português e também tenho certificado para provar isto”, disse a jovem venezuelana Shantal Sifontes que concluiu a alfabetização em Língua Portuguesa em um curso on-line no CCR, em Pacaraima – Roraima. Shantal está no Brasil há pouco mais de um ano com a família e pretende cursar ensino superior. 

No geral, o Centro de Capacitação e Referência realizou, em 2021, 1.492 atendimentos, sendo 1268 aos venezuelanos e 222 aos brasileiros. Na fronteira do Brasil com a Venezuela, o espaço atende não só refugiados e migrantes, mas também indígenas e brasileiros. As mulheres procuram mais por todos os tipos de atendimento. Foram 496 homens e 996 mulheres atendidos. 

Reunião de cursos online

“Como também refugiado e migrante venezuelano, estou há quatro anos morando na fronteira, trabalhando direta e indiretamente com esse público e sei da importância que tem, principalmente, o curso de Língua Portuguesa. Foi através dele que eu consegui começar uma vida digna aqui no Brasil”, orgulha-se o coordenador do espaço, Cristian Oropeza. 

Para ele, falar o idioma do país é fundamental para seguir com os estudos e ingressar no mercado de trabalho. O projeto Brasil, um coração que acolhe também entende assim e tem os cursos de formação como uma de suas frentes de trabalho.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!