• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Em Pacaraima, Centro de Capacitação e Referência da FSF recebe ação para recolocação de refugiados e migrantes no mercado de trabalho

Em Pacaraima, Centro de Capacitação e Referência da FSF recebe ação para recolocação de refugiados e migrantes no mercado de trabalho

A iniciativa teve a parceria da Visão Mundial e resultou na emissão de carteiras de trabalho e elaboração de currículos para mais de 100 pessoas

 

Por Taemã Oliveira, FSF

 

 

O Centro de Capacitação e Referência (CCR), Pacaraima – RR, do Projeto Brasil, um coração que acolhe (BCA), da Organização humanitária e Não-governamental Fraternidade sem Fronteiras (FSF), realizou uma ação de inserção de refugiados e migrantes venezuelanos no mercado de trabalho. A iniciativa teve a parceria da Visão Mundial, por meio do Projeto “Ven, Tú Puedes!”. 

Durante dois dias de atendimento, 22 e 23 de fevereiro, 125 pessoas foram atendidas com a emissão de carteiras de trabalho, elaboração de currículos e o cadastro dessas pessoas no Seguro Social Brasileiro. Um informativo sobre o funcionamento do mercado empreendedor no Brasil também foi entregue aos participantes.

“Tivemos um excelente atendimento e aprendi muito aqui”, disse Genesis Arnas, de 26 anos, que participou da ação e ainda aproveitou para ver um vídeo sobre empreendedorismo no Brasil. O mesmo achou Juliana Sera, de 46 anos, que disse “vai me servir muito de agora em diante”. 

O CCR é um espaço estratégico, 100% financiado pelo Projeto da FSF, com salas de capacitação presencial, com máquinas de costura, informática  e cursos online. Além disso, em parceria com o projeto Orinoco da Cáritas, oferece banheiros, duchas e fraldários gratuitos para a população que vem da Venezuela e aqueles que já estão no Brasil, mas estão em situação de rua.

“Pacaraima é um lugar de trânsito, as pessoas que foram atendidas não vão ficar morando aqui. As ações, como essas, são muito importantes porque quando elas chegarem em Boa Vista (capital de Roraima) ou se forem interiorizadas para outro estado, elas já vão com toda a documentação pronta e sabendo um pouco mais sobre o funcionamento do Brasil”, explicou Cristian Oropeza, coordenador do Centro de Capacitação e Referência.

 

 

 

Projeto “Ven, Tú Puedes!” 

O projeto “Ven, Tú Puedes!” é uma iniciativa da Visão Mundial, financiada pelo governo do

s Estados Unidos. As atividades são desenvolvidas em Roraima, Amazonas e São Paulo, e beneficiaram, em 2021, cerca de 40 mil pessoas. As ações são voltadas para quatro eixos: empregabilidade, empreendedorismo, envolvimento do setor privado e o de proteção, com foco na prevenção de violações trabalhistas. Entre os cursos ofertados estão de empreendedorismo, profissionalizantes em diversas áreas e português. 

 

Sobre o Projeto “Brasil, um coração que acolhe” O projeto foi criado em outubro de 2017, após o aumento significativo do fluxo migratório da Venezuela para o Brasil, via Roraima. Na época, milhares de irmãos venezuelanos entravam diariamente no Brasil, legal e ilegalmente, e chegando aqui passaram a viver em situação de vulnerabilidade, sem casa e sem comida, nas ruas, principalmente, de Pacaraima e Boa Vista, onde estão as frentes de atuação do BCA. Hoje, o projeto acolhe, em Roraima, quase dois mil refugiados e migrantes, com moradia, alimentação, serviços de proteção, atividades para as crianças e capacitações para adolescentes e adultos. São cinco frentes de trabalho, sendo três Centros de Acolhimento em Boa Vista, um Centro de Referência e Capacitação em Pacaraima e o Setor de Interiorização que atua nos dois municípios. Em pouco mais de quatro anos de atuação, mais de cinco mil refugiados e migrantes já foram atendidos pelo projeto e quase 1500 interiorizações foram realizadas. 

 

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fraternidade Sem Fronteiras fortalece rede de voluntariado com 15 iniciativas permanentes no Brasil e na África

A solidariedade tem diferentes formas de acontecer e na Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), ela ganha força por meio de 15 iniciativas permanentes de voluntariado que mobilizam pessoas em todo o Brasil e também em projetos humanitários no continente africano. Com atuação em nove países e impacto direto na vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, a FSF mantém uma ampla rede de voluntários que contribuem com conhecimento técnico, trabalho manual, educação, saúde, comunicação, arte, agricultura sustentável e geração

Ler mais »

Em Moçambique, avançam a recuperação das machambas e a reconstrução de casas afetadas pelas inundações do início do ano

Por Laureane Schimidt e Enoque Daniel – comunicação FSF O projeto Acolher Moçambique, da Organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), avança na recuperação das áreas afetadas pelas enchentes registradas no início deste ano em Moçambique, África. Consideradas uma das mais severas dos últimos anos no país africano, as fortes chuvas destruíram infraestruturas, sistemas hidráulicos e áreas agrícolas fundamentais para a subsistência das famílias assistidas pelo projeto da FSF. Desde então, diversas ações vêm sendo realizadas para garantir a retomada da

Ler mais »