fbpx

Conheça a história da caravaneira Patrícia que mudou a vida de inúmeros acolhidos da FSF

Vocês sabiam que existem 5 linguagens do amor? Elas são: Palavras de afirmação; Qualidade de tempo; Presentear alguém; Gestos de serviço; Toque físico e cada ser humano pode possuir várias formas de amor. 

E para falar sobre maneiras de amar, hoje, nós vamos falar da Patrícia Espírito Santo, que é de Belo Horizonte-MG e voluntária da FSF, e que para nós, reúne algumas linguagens do amor. Patrícia começou sua história conosco em uma caravana, em 2018, quando ela e mais outros voluntários iam prestar ajuda aos refugiados do Campo de Dzaleka, no Malawi.

A visita ao Campo marcou Patrícia e outros voluntários, que desenvolveram iniciativas para arrecadar fundos e alimentos aos acolhidos. Patrícia que é jornalista de moda e entende de corte e costura, começou a produzir roupas com restos de retalhos doados, as vendia e juntava fundos para construir uma oficina de costura no Centro de Acolhimento da FSF, em Dzaleka. Desenvolvendo um lindo gesto de serviço e amor ao próximo. 

Patrícia na Oficina de Corte e Costura no Projeto Nação Ubuntu, no Malawi

Em julho de 2019, houve a 1º oficina de costura da FSF, com a orientação de Patrícia. A partir daí, ela não parou mais. Desde de 2018, ela doa o seu tempo e amor, trabalhando no Malawi para qualificar os acolhidos, para que eles sejam costureiros (a). A intenção é que eles possam confeccionar roupas e as venderem, para que consigam ter renda, sustentar suas famílias e arrecadar fundos para a manutenção do projeto “Nação Ubuntu”. 

A oficina de costura deu tão certo, que foi denominada de “Ubuntu Nation”, uma linha de roupas com camisas, vestidos, calças e conjuntos infantis com estampas étnicas africanas. Hoje, a oficina de corte e costura vai além do Malawi, ela se expandiu para os projetos “Brasil Coração que Acolhe” que atende os refugiados venezuelanos em Roraima e também no projeto “Acolher Moçambique” que oferece acolhimento a moçambicanos em situação de risco. Incrível como um ato de amor pode se ramificar e dar frutos, né?

Para conferir de perto os itens desenvolvidos pela Ubuntu Nation, faça sua inscrição no V Encontro FSF, que será em Uberlândia-MG nos dias 11, 12 e 13 de novembro deste ano. 

Acesse: encontro.fraternidadesemfronteiras.org.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
NelidaNavarro

NelidaNavarro

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!