• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Fraternidade sem Fronteiras inaugura Clínica da Alma em Uberlândia – MG

Esta será a segunda unidade de tratamento gratuito para pessoas em situação de rua com dependência química

 

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

 

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) inaugura, nesta segunda-feira, 14 de novembro, a segunda unidade da Clínica da Alma, na zona rural de Uberlândia – Minas Gerais. O local, com 2,5 hectares de extensão, foi uma doação realizada, em novembro de 2020, por um voluntário da FSF e está a aproximadamente 13 quilômetros da cidade de Uberlândia – MG, no triângulo mineiro. 

As voluntárias do Projeto Fraternidade na Rua, Fernanda Nunes (à esquerda) e Giovana Gadia (à direita) na inaguração da II Unidade da Clínica da Alma, em Uberlândia-MG

“Entregamos a primeira etapa das obras com três dormitórios, dois banheiros, sala, cozinha e área de serviço. O projeto prevê a construção de 16 casas. As obras caminham conforme as doações chegam”, explica Fernanda Nunes, integrante da coordenação do Projeto Fraternidade na Rua – polo Uberlândia – MG. 

A Clínica da Alma é uma parceria com o Projeto Fraternidade na Rua, da Fraternidade sem Fronteiras. Em Uberlândia, cheg a segunda unidade, sendo a primeira localizada em Campo Grande- Mato Grosso do Sul. O objetivo é oferecer uma estrutura organizada e preparada para as pessoas em situação de rua com dependência química. No local, serão oferecidos acolhimento, refeições, laborterapia, atendimentos médicos, psicológicos com todos os cuidados para a recuperação e reinserção na sociedade.

Pastor Milton Marques, criador do projeto Fraternidade na Rua e da 1º Clínica da Alma

“Todos os acolhimentos são feitos a partir da vontade sincera de quem está em situação de rua e quer um recomeço longe da dependência química, com dignidade para reconstruir a vida”, resume Pastor Milton Marques, coordenador da Clínica da Alma. 

O projeto Fraternidade na Rua – polo Uberlândia – entrega, aproximadamente, 25 mil refeições por ano, com pelo menos 1.500 atendimentos com a entrega de roupas, cobertores e kits de higiene para as pessoas em situação de rua. Além disso, são mais de 500 banhos oferecidos.  Toda o trabalho é feito por voluntários da cidade.

2º Unidade da Clínica da Alma, em Uberlândia-MG, que oferecerá tratamento gratuito para pessoas em situação de rua com dependência química

“Estamos muito felizes e esperançosos! Será um local de acolhimento e transformação de vidas, e isso nos enche de alegria! Sabemos que o trabalho é grande e precisamos dar continuidade nas obras. O apadrinhamento e doações são os que possibilitam a realização de todas as necessidades e a sustentabilidade do projeto”, complementa Giovanna Gadia, integrante da coordenação do Projeto Fraternidade na Rua – polo Uberlândia – MG. 

Sobre o Projeto Fraternidade na Rua – O Projeto atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua. No Brasil são quatro polos de trabalho: Campo Grande – MS, Uberlândia – MG, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ. Nos Estados Unidos, os trabalhos são feitos em três cidades: Las Vegas, Nova Iorque e Denver. Além das refeições, são distribuídos água, roupas, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal. 

Clínica da Alma – em Campo Grande/MS, a unidade I da Clínica da Alma atende em média 350 pessoas, 40 são mulheres, sendo que algumas estão com os filhos no local. Os atendimentos são separados entre homens e mulheres e totalmente gratuitos por um ano. A decisão de ir à Clínica da Alma é voluntária. São oferecidas refeições, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, oficinas de trabalho, amparo espiritual, emocional e físico. 

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novidade: envio de boletos será feito também pelo WhatsApp

A Fraternidade Sem Fronteiras está sempre em busca de melhorias que tornem a experiência de padrinhos e madrinhas mais prática, segura e transparente. Pensando nisso, a FSF informa uma novidade importante: os boletos de apadrinhamento passam a ser enviados não apenas por e-mail, mas também por um WhatsApp exclusivo. O número é: 67 99926-3673.  Esse novo canal foi criado para facilitar o acesso aos boletos, garantindo mais agilidade e comodidade no dia a dia dos padrinhos, madrinhas e doadores da Fraternidade

Ler mais »

Números de impacto: Fraternidade Sem Fronteiras apresenta os resultados do trabalho humanitário em nove países

São 37 mil acolhidos, um milhão de refeições por mês em 77 polos de trabalho A Organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) apresenta os novos resultados do trabalho de ajuda humanitária, os chamados números do amor, nos 10 projetos em que atua localizados em nove países nos continentes africano e americano: Acolher Moçambique, em Moçambique; Ação Madagascar, no sul da ilha de Madagascar; Nação Ubuntu, no Malawi; Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo e no Burundi; Chemin du Futur, no Senegal; Fraternidade na Rua, no Brasil e

Ler mais »