fbpx

Fraternidade sem Fronteiras inaugura Clínica da Alma em Uberlândia – MG

Esta será a segunda unidade de tratamento gratuito para pessoas em situação de rua com dependência química

 

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

 

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) inaugura, nesta segunda-feira, 14 de novembro, a segunda unidade da Clínica da Alma, na zona rural de Uberlândia – Minas Gerais. O local, com 2,5 hectares de extensão, foi uma doação realizada, em novembro de 2020, por um voluntário da FSF e está a aproximadamente 13 quilômetros da cidade de Uberlândia – MG, no triângulo mineiro. 

As voluntárias do Projeto Fraternidade na Rua, Fernanda Nunes (à esquerda) e Giovana Gadia (à direita) na inaguração da II Unidade da Clínica da Alma, em Uberlândia-MG

“Entregamos a primeira etapa das obras com três dormitórios, dois banheiros, sala, cozinha e área de serviço. O projeto prevê a construção de 16 casas. As obras caminham conforme as doações chegam”, explica Fernanda Nunes, integrante da coordenação do Projeto Fraternidade na Rua – polo Uberlândia – MG. 

A Clínica da Alma é uma parceria com o Projeto Fraternidade na Rua, da Fraternidade sem Fronteiras. Em Uberlândia, cheg a segunda unidade, sendo a primeira localizada em Campo Grande- Mato Grosso do Sul. O objetivo é oferecer uma estrutura organizada e preparada para as pessoas em situação de rua com dependência química. No local, serão oferecidos acolhimento, refeições, laborterapia, atendimentos médicos, psicológicos com todos os cuidados para a recuperação e reinserção na sociedade.

Pastor Milton Marques, criador do projeto Fraternidade na Rua e da 1º Clínica da Alma

“Todos os acolhimentos são feitos a partir da vontade sincera de quem está em situação de rua e quer um recomeço longe da dependência química, com dignidade para reconstruir a vida”, resume Pastor Milton Marques, coordenador da Clínica da Alma. 

O projeto Fraternidade na Rua – polo Uberlândia – entrega, aproximadamente, 25 mil refeições por ano, com pelo menos 1.500 atendimentos com a entrega de roupas, cobertores e kits de higiene para as pessoas em situação de rua. Além disso, são mais de 500 banhos oferecidos.  Toda o trabalho é feito por voluntários da cidade.

2º Unidade da Clínica da Alma, em Uberlândia-MG, que oferecerá tratamento gratuito para pessoas em situação de rua com dependência química

“Estamos muito felizes e esperançosos! Será um local de acolhimento e transformação de vidas, e isso nos enche de alegria! Sabemos que o trabalho é grande e precisamos dar continuidade nas obras. O apadrinhamento e doações são os que possibilitam a realização de todas as necessidades e a sustentabilidade do projeto”, complementa Giovanna Gadia, integrante da coordenação do Projeto Fraternidade na Rua – polo Uberlândia – MG. 

Sobre o Projeto Fraternidade na Rua – O Projeto atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua. No Brasil são quatro polos de trabalho: Campo Grande – MS, Uberlândia – MG, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ. Nos Estados Unidos, os trabalhos são feitos em três cidades: Las Vegas, Nova Iorque e Denver. Além das refeições, são distribuídos água, roupas, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal. 

Clínica da Alma – em Campo Grande/MS, a unidade I da Clínica da Alma atende em média 350 pessoas, 40 são mulheres, sendo que algumas estão com os filhos no local. Os atendimentos são separados entre homens e mulheres e totalmente gratuitos por um ano. A decisão de ir à Clínica da Alma é voluntária. São oferecidas refeições, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, oficinas de trabalho, amparo espiritual, emocional e físico. 

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
NelidaNavarro

NelidaNavarro

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!