fbpx

Voluntária da FSF ministra curso de confeitaria na Clínica da Alma/MS

A Chefe de Cozinha, Daniela Borges, volta a Campo Grande/MS pela terceira vez, para dar continuidade ao curso de confeitaria que iniciou em 2022

Por Carla Andréa – Comunicação FSF

Daniela Borges trabalhou no mercado financeiro, em São Paulo, mas sempre gostou do mundo da culinária. Até que decidiu se aposentar e dedicar a vida ao trabalho voluntário. Mas antes disso, se profissionalizou como Chef de Cozinha, e hoje usa o seu dom para fazer o bem junto à Fraternidade sem Fronteiras.

Em novembro de 2022, Daniela viajou para Campo Grande/MS, em direção à Clínica da Alma para abrir a Confeitaria Solidária, um curso de pâtisserie – que é focado na elaboração de bolos e doces – voltado para os acolhidos mais antigos da clínica. A segunda edição das aulas aconteceu em janeiro de 2023. E do dia 7 a 12 de maio, a voluntária ministrou o curso pela terceira vez. 

As aulas foram divididas em três módulos: o primeiro abraçou os acolhidos veteranos da Clínica da Alma, que aprenderam a confeccionar bolos; o segundo módulo foi voltado para os assistidos mais novos, que fizeram pães e doces; já a terceira turma foi composta por Thiago Ferreira e Mariana Campello. Que participaram das outras duas edições da Confeitaria Solidária, e dessa vez, ganharam a oportunidade de serem Chefes de Cozinha, junto com a professora.

“Estou aprendendo muita coisa diferente. Pães, bolos confeitados, entradas, coisas que comemos em restaurantes, é um novo conhecimento”. Essas são palavras de Mariana, acolhida da Clínica da Alma a sete meses, que começou a cozinhar aos sete anos. Por causa da capacitação, ela vê no seu futuro um emprego, um diploma, e a capacidade de passar esse conhecimento para mais pessoas. 

Alguns voluntários e as famílias dos acolhidos doaram os ingredientes e os utensílios de cozinha de primeira linha – o que faz toda diferença nas receitas de pâtisserie – para as aulas. Ajudando a Chef Daniela a chegar ao objetivo da Confeitaria Solidária, que é dar a oportunidade para os acolhidos aprenderem algo diferente.

“A gastronomia, a confeitaria, a receita final, os ingredientes, é só um atalho para a gente conseguir fazer esse trabalho. E eu acho que eles estão gostando, então por isso que nós voltamos pela terceira vez”, afirma Daniela. 

A 3° Confeitaria Solidária teve cerca de 20 alunos, entre homens e mulheres que seguiam critérios adotados pelos diretores da Clínica da Alma, como tempo de recuperação. No último dia de curso, aconteceu o dia de MasterChef, na qual os alunos cozinharam um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, para servir todos os acolhidos da clínica. Os alunos receberam certificado de conclusão do curso.

Para o futuro, juntamente com os diretores da Clínica da Alma, Daniela planeja construir uma cozinha industrial no espaço e lançar a “Cozinha Solidária”, na qual mais acolhidos terão a oportunidade de ter aulas de culinária e a chance de um recomeço. 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Carla Andrea Soares

Carla Andrea Soares

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!