fbpx

Acolhidos do Projeto Fraternidade na Rua recebem qualificação profissional em gastronomia

As aulas são oferecidas por uma professora voluntária de São Paulo que pretende construir uma cozinha industrial no local

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

Acolhidos do Projeto Fraternidade na Rua, polo de Campo Grande – MS, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), em parceria com a Clínica da Alma, participam das aulas da Cozinha Solidária – uma iniciativa oferecida pela professora voluntária de São Paulo, Daniela Borges.

“A gastronomia é uma oportunidade para desenvolver habilidades, trabalho em equipe, responsabilidade, concentração, respeito ao próximo e liderança. Os ingredientes e as receitas são os atalhos para esse trabalho”, enumera a professora Daniela Borges, com cursos de gastronomia em escolas dos Estados Unidos e da França, entre eles Le Cordon Bleu, em Paris.

Esta é a quinta etapa do curso de qualificação que começou em outubro de 2022, com o preparo de 29 tipos de receitas entre doces e salgados, além da aprendizagem de 12 técnicas culinárias. Pelo menos, 75 acolhidos participaram das aulas até agora. 

“Desta vez está um pouco diferente porque eu sempre trouxe todos os insumos para fazer o curso. Agora, eu estou dentro da cozinha deles, para fazer as receitas com que eles tenham aqui, para melhorar o processo, seja do alimento, do prato final, da organização, segurança ou limpeza. Participam das atividades todos os envolvidos com a cozinha dentro do Projeto”, explica Daniela.

Ao final de cada módulo, todos os alunos recebem um certificado e fazem um momento de confraternização e degustação a todos os acolhidos do projeto. 

“Todo conhecimento agrega crescimento e faz com que o retorno social dos nossos acolhidos seja de forma mais digna e profissional”, afirma o coordenador do Projeto Fraternidade na Rua, em Campo Grande-MS, Pastor Milton Marques.

Cozinha Escola Profissionalizante – Com o andamento dos cursos, a voluntária Daniela Borges percebeu a necessidade da construção de uma cozinha industrial   no polo do Projeto Fraternidade na Rua, Campo Grande – MS, com uma infraestrutura maior e mais adequada, com equipamentos e insumos para o desenvolvimento das receitas e, principalmente, para o desenvolvimento humano. O planejamento para a construção do espaço de aprendizagem está orçado em R$400 mil e envolve a obra em um espaço de 55 metros quadrados, compra e instalação de forno, fogão, geladeira, freezer e estufa, além de bancadas, armários e materiais para realização das receitas. 

 

“Com este valor construímos, equipamos e teremos insumos para pelo menos um ano de cursos, porque a gente não pode simplesmente montar o local e não ter recursos para dar continuidade. O espaço estará aberto para todos os acolhidos que quiserem fazer um curso de gastronomia, porque teremos uma rotatividade maior de atividades com a participação de outros professores da área gastronômica. Qualquer que seja o tema, a cozinha vai estar preparada para isso”, argumenta Daniela. 

A campanha para a construção da Cozinha Industrial foi lançada no dia 7 de novembro e recebe doações de materiais ou de recursos. Mais informações pelo site: https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/cozinha e pelos telefones: (11) 98174-6628 (Daniela Borges) ou (67) 99311-7276 (Pastora Raquel). 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!