fbpx

Em 2023, Fraternidade sem Fronteiras acolhe mais de 67 mil pessoas em situação de rua 

Os trabalhos são em quatro estados brasileiros e nos Estados Unidos

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), por meio do Projeto Fraternidade na rua, acolheu até o início do mês de dezembro 67.579 pessoas em situação de rua no Brasil e nos Estados Unidos. Os trabalhos são feitos em polos nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia/MG e Campo Grande/MS. Nos Estados Unidos são três locais de atuação: Las Vegas, Denver e Nova Iorque. As atividades são desenvolvidas de acordo com a realidade de cada localidade. 

No Rio de Janeiro – RJ, o Centro de Acolhimento Referência, no centro da cidade, oferece atendimento de higiene, refeições, recolocação profissional e atendimento à saúde. Este ano, até agora, já foram 21 mil acolhimentos com 3 mil banhos, 435 atendimentos médicos e psicológicos e 244 cortes de cabelo.



Em Uberlândia – MS, os voluntários serviram 31 mil refeições durante as saídas pelas ruas da cidade.



Em São Paulo – SP, foram 50 atendimentos cada vez que os voluntários foram às ruas na Zona Leste da capital paulista para oferecer acolhimento, banho, alimentação, troca de roupas e corte de cabelo, além do direcionamento para uma colocação no mercado de trabalho. Além disso, eles também acolheram 20 famílias com aluguel social,  doação de alimentos e roupas. E na Comunidade da Terra Prometida, são 500 famílias atendidas com doações de alimentos,  roupas e o início da construção de uma creche. 

Em Campo Grande – MS, o polo do Fraternidade na Rua em parceria com a Clínica da Alma, está com 251 acolhidos, entre homens, mulheres e crianças. Os atendimentos são separados entre homens e mulheres e totalmente gratuito. São oferecidas cinco refeições por dia, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, oficinas de trabalho, amparo espiritual, emocional e físico. Os acolhimentos são em duas chácaras, na zona rural de Campo Grande. 

De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a  população em situação de rua no Brasil cresceu dez vezes na última década. Conforme os dados do CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal, as pessoas cadastradas nessa condição saltaram de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023. O aumento registrado foi de 935,31% nos últimos dez anos.

“A Fraternidade sem Fronteiras sempre atuou nas regiões mais desafiadoras do mundo, e desde 2018 o nosso movimento de ajuda humanitária chegou às pessoas em situação de rua. O nosso olhar será sempre de responsabilidade e cuidado para a reconstrução e reaproximação com estes nossos irmãos”, explica o fundador-presidente da FSF, Wagner Moura Gomes. 

A atuação da FSF para as pessoas em situação de rua também é realizada nos Estados Unidos com três polos nas cidades de Las Vegas, no estado Nevada, com  uma média de 180 a  200 refeições a cada domingo; Nova York, estado Nova York, com lanches e água, uma vez por mês; Denver, estado Colorado, com refeições, água  e sobremesa uma vez por mês, aos fins de semana. No ano, foram mais de 12 mil 100 pessoas atendidas. Para janeiro de 2024, um novo polo deve começar os trabalhos na cidade de Seattle, estado Washington.

 



 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!