fbpx

‘Sinto como se tivesse renascido”: artista e acolhido do projeto Brasil, um coração que acolhe se recupera de problema grave de visão e expressa sua gratidão em quadros

Refugiado e migrante venezuelano, Juan Bautista, de 73 anos, tinha problema grave de visão, veio ao Brasil em busca de atendimento médico e encontrou acolhimento

Juan Bautista, de 73 anos, refugiado e migrante venezuelano acolhido pelo Brasil, um coração que acolhe na cidade de Boa Vista, Roraima, enxerga a arte como a esperança de uma vida melhor. Em gratidão ao acolhimento que recebeu no projeto, pinta quadros que retratam os estados brasileiros.

Enxergar até então, era um dos desafios que o senhor Juan enfrentava. Um grave problema nos olhos o impedia de ter qualidade de vida. Sem alternativas em seu país de origem, o artista se viu obrigado a deixar o seu país e veio para o Brasil. Foi acolhido no nosso projeto e por meio do sistema público de saúde conseguiu realizar a cirurgia nos dois olhos.

"Sinto como se tivesse renascido, me sinto agradecido por conseguir ter minhas necessidades básicas e principalmente de saúde serem atendidas", ressalta Juan Bautista.

Desde então, a nova tarefa do senhor Juan tem sido pintar quadros com todos os estados brasileiros, como forma de agradecimento. Já pintou cerca de 19 quadros de diferentes estados, como: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas, Roraima e outros.

“Sou muito grato à qualidade de vida que o Brasil me proporcionou e por isso decidi pintar todos os Estados brasileiros. E pretendo terminar todos até o final do mês de fevereiro”, afirma o artista.

No centro de acolhimento, ele encontrou moradia, alimentação, orientação para serviços de saúde, apoio psicossocial, educação e aulas de português. 

“Sou grato por ser acolhido pelo projeto, a Fraternidade me acolhe, me ouve e me permite ter liberdade de criar e expressar o meu ser”, ressalta.

O acolhimento foi a inspiração que o impulsionou a expressar seu lado artístico que existe desde pequeno. Além de pintor, Juan Bautista canta, toca violão e compõe músicas. Um artista completo. 

“Desde criança, usava a arte como forma de expressar minhas ideias e buscava encantar as pessoas através dela”, conta.

Depois de tantos desafios, senhor Juan, acredita que ainda tem muito para se aproveitar na vida.

“Agora que tenho uma visão boa, tenho sonho de viver da minha arte, continuar pintando e cantando até o fim dos tempos. Tenho desejo de conhecer outros estados brasileiros pessoalmente, por enquanto só conheço Roraima. E também gostaria muito de visitar minha família na Venezuela. Tenho muito a aproveitar, tenho sede de viver”, finaliza Juan Bautista.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Yara Borges

Yara Borges

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!