fbpx

Plano de Desenvolvimento promove o desenvolvimento de habilidades de voluntários da Fraternidade sem Fronteiras

Por definição, voluntário é aquela pessoa que tem interesse e disposição, inclusive de parte de seu tempo, para executar trabalhos que beneficiam diversos setores da sociedade, como ONGs, igrejas e projetos sociais, por exemplo, sem receber qualquer tipo de remuneração. Na Fraternidade sem Fronteiras, os voluntários são os corações e as mãos que se movem em prol da mensagem de fraternidade em diversos cantos do mundo. 

Vale ressaltar que o impacto gerado pelo voluntariado vai além das melhorias que podem ser vistas, pois gera resultados positivos nos corações de quem é atendido e de quem doa seu tempo para atender ao próximo.

Certamente, o voluntariado pode ser explicado como um ato genuíno de solidariedade e atenção ao próximo, que transcende fronteiras étnicas, religiosas e sociais, como em muitas iniciativas de voluntários da Fraternidade sem Fronteiras.

Com o objetivo de auxiliar os voluntários a se atualizarem, terem acompanhamento e orientações sobre o trabalho voluntário e suas vertentes, a Fraternidade sem Fronteiras oferece um Plano de Desenvolvimento do Voluntário (PDV). O PDV que está em curso, contou com a participação de mais de 200 inscritos, dos quais 89 estão chegando à reta final, onde aprendem e relembram conceitos sobre:

– Apresentação da FSF e novo modelo de capacitação; 

– Voluntariado motivação e compromisso;

– Educação para o autocuidado;

– Gestão do Eu;

– Direitos Humanos; 

– Crises Sociais X Crises Humanitárias

– Introdução à Noções de Cidadania e Serviços Sociais

– Logística Humanitária;

– Introdução a Gestão de Projetos e elaboração de relatórios;

– Gestão de Conflito;

– Introdução a Captação de Recursos e LGPD;

– Técnicas de Divulgação;

– Liderança Colaborativa;

Ângela Araújo, Diretora de Voluntariado da FSF, destacou a importância do PDV para os projetos da Fraternidade sem Fronteiras.

“O PDV surgiu a partir de uma necessidade de melhoria na atuação dos voluntários, que pudessem ter um desenvolvimento contínuo, com base na missão de valores da FSF. Temos muitos feedbacks amorosos e positivos sobre o olhar cuidadoso da FSF, oportunizando os voluntários a desenvolverem suas habilidades. Impacto no engajamento e no sentimento de pertencimento. O planejamento e execução do PDV foi supervisionado pela Gestão do Voluntariado, coordenado por Sabryna e a equipe Azizi e Julio.”

O próximo Plano de Desenvolvimento do Voluntário será realizado a partir do dia 04 de julho. A Fraternidade sem Fronteiras espera todos que têm o desejo de contribuir com um mundo melhor, ajudando quem precisa. Onde cada gesto de voluntariado transforma vidas e espalha amor, ajudando a construir um mundo mais justo e solidário!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Juliana Aguiar

Juliana Aguiar

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!