• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Em Catanduva-SP, Venezuelanos se casam e começam vida a dois com o próprio negócio

Casal chegou ao país pela fronteira com Roraima e hoje vive no interior de São Paulo

Por: Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF 

Sergimary Del Carmen Garcias Molina, de 28 anos, e Lorenzo José Baron Romero, de 26 anos, marcaram para a próxima sexta-feira, 19 de fevereiro, o casamento civil no cartório de Catanduva, interior de São Paulo. O jovem casal venezuelano chegou ao Brasil, no início de 2018, a pé, pela fronteira na cidade de Pacaraima – Roraima. Os primeiros dias no Brasil foram na Praça Simon Bolivar, até que a Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras, pelo projeto Brasil, um coração que acolhe, fez o acolhimento de quem estava em situação de rua em Boa Vista – Roraima. 

“Eles chegaram em um final de semana para fazer o cadastro das pessoas que estavam morando na rua. A acolhida no projeto foi ótima, pessoas de bom coração e com disposição 100% em nos ajudar”, relembra a engenheira de petróleo, Sergimary.

No projeto Brasil, um coração que acolhe, os venezuelanos recebem alojamento, refeições e toda assistência para que possam planejar o futuro no novo país. Entre as ações está a interiorização. “A senhora Marisdete Jesus conheceu a nossa história e aceitou nos ajudar. A Fraternidade sem Fronteiras nos deu a passagem de ida e o suporte para chegarmos até Catanduva, São Paulo”, conta Sergimary.

A interiorização do casal foi feita com uma diferença de cinco meses. Sergimary foi a primeira a chegar na nova cidade. Com a ajuda da voluntária da FSF, ela conseguiu um emprego em uma padaria, ganhou roupas, comida e estudos. “Nas primeiras semanas eu me comunicava com o auxílio de um tradutor da internet. Ganhei um livro de língua portuguesa e comecei a estudar. Em uma semana consegui ter mais facilidade e entender a língua portuguesa, isso me ajudou em tudo”, recorda a venezuelana de San Juan De Los Morros, estado Guarico.

Lorenzo também é engenheiro com especialização na área ambiental. No Brasil, foi contratado para trabalhar em uma lanchonete. A experiência do casal na área de alimentos fez com que decidissem apostar no próprio negócio. Depois de juntos, em Catanduva – SP, eles alugaram uma casa e começaram a organizar um carrinho para que pudessem vender hambúrguer, cachorro-quente e churrasquinho. A expectativa é que comecem a vender no início de março.

“A Venebras Burger, o sabor da Venezuela é a realização do nosso sonho em trabalharmos independentes. O nosso objetivo é trazer ao Brasil parte do nosso tempero e da nossa comida, com muito amor, fé e esperança no sucesso”, explica confiante Lorenzo, venezuelano nascido em San Felix, estado de Bolívar.

“Esperamos ser abençoados, termos uma estabilidade financeira e mais que isso, queremos retribuir para outras pessoas o quanto fomos ajudados aqui no Brasil. Vamos vencendo um dia de cada vez para continuarmos vivendo cada vez melhor aqui”, planeja e agradece Sergimary. 

Projeto Brasil, um coração que acolhedesde outubro de 2017, o Projeto Brasil, um coração que acolhe atende refugiados venezuelanos em Boa Vista. As pessoas acolhidas recebem refeições, moradia, itens de higiene, roupas, atividades recreativas e educacional, e o fortalecimento de valores para a convivência coletiva. Atualmente, os venezuelanos são acolhidos pela FSF em dois centros de acolhimento, sendo que o São Vicente II é coordenado e mantido pela FSF e abriga até 250 pessoas. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Às mulheres africanas, às mulheres do mundo inteiro.

Uma mensagem a todas as mulheres: Às mulheres africanas, às mulheres do mundo inteiro, Neste 8 de março, rendemos homenagem à sua força, à sua resiliência e à sua beleza. Vocês são mães, trabalhadoras, guerreiras. Sua contribuição para nossas sociedades é inestimável. Vocês são as arquitetas do futuro, as guardiãs da cultura e as pioneiras da mudança. Obrigado por tudo o que fazem, por seu amor, seu cuidado e sua dedicação. Vocês inspiram as gerações futuras, motivam as comunidades e

Ler mais »

Ajuda MG: Onde doar para ajudar as comunidades atingidas pelas chuvas na Zona da Mata Mineira

Diante da grave situação causada pelas fortes chuvas que atingiram diversas cidades em Minas Gerais, com impactos significativos em diferentes comunidades da região da Zona da Mata mineira, a Fraternidade Sem Fronteiras manifesta sua solidariedade às famílias e pessoas que enfrentam as consequências desta situação. “Reconhecendo a importância de destinar doações de forma responsável, transparente e com alcance efetivo às populações mais afetadas, a Fraternidade Sem Fronteiras indica três instituições confiáveis, que estão mobilizadas para apoiar as ações de socorro

Ler mais »