• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Sistema de irrigação é inaugurado em Moçambique para promover dieta alimentar saudável aos acolhidos

Por Enoque Daniel – correspondente da FSF em Moçambique

Em uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida dos acolhidos pelo projeto Acolher Moçambique, da Fraternidade sem Fronteiras (FSF), foi inaugurado, no dia 7 de agosto deste ano, um sistema de irrigação constituído por um Ponto de Transformação de energia (PT), com uma capacidade de 160 KVA´s, e uma eletrobomba, com capacidade de 55KVA´s, que poderá irrigar cerca de 35 hectares de campos de produção, graças ao apoio dos padrinhos desta causa de fraternidade.

Com a implementação deste sistema de irrigação, o projeto poderá cultivar uma variedade de alimentos, com destaque para o milho e feijão, que serão destinados a alimentação dos acolhidos da Organização em Moçambique. A dieta alimentar saudável é fundamental para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças acolhidas e para a manutenção da saúde geral dos nossos irmãos.

O idealizador da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras, Wagner Moura Gomes, diz que “com a rega atual nós estamos conseguindo produzir apenas 10 hectares de milho e feijão. A nossa proposta agora com este novo empreendimento, com essa nova frente da luz elétrica e da eletrobomba, é chegar a 50 hectares de produção entre milho e feijão. Com tudo isso, produzindo todo o ano, a gente consegue oferecer a alimentação das nossas 14 mil crianças em mais de 30 polos de trabalho”.

A Fraternidade sem Fronteiras segue promovendo iniciativas que, além de suprir as necessidades básicas dos acolhidos, assegurem que possam ter uma vida mais digna e saudável.

Sobre o Projeto Acolher Moçambique O Projeto Acolher Moçambique atua desde 2009 nas aldeias moçambicanas, acolhendo crianças que viviam na extrema miséria, a maioria delas órfãs de pais mortos pelo HIV. Nos 30 centros de acolhimento mantidos e administrados pela organização humanitária, o ambiente é de incentivo à vivência fraterna, com alimentação, cuidados com a saúde, orientação à higiene, atividades pedagógicas, recreativas e culturais. É o projeto pioneiro da FSF. Para conhecer mais e apadrinhar, acesse: tag3sistemas.com.br/fsf2025/projetos/acolher-mocambique

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fraternidade Sem Fronteiras fortalece rede de voluntariado com 15 iniciativas permanentes no Brasil e na África

A solidariedade tem diferentes formas de acontecer e na Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), ela ganha força por meio de 15 iniciativas permanentes de voluntariado que mobilizam pessoas em todo o Brasil e também em projetos humanitários no continente africano. Com atuação em nove países e impacto direto na vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, a FSF mantém uma ampla rede de voluntários que contribuem com conhecimento técnico, trabalho manual, educação, saúde, comunicação, arte, agricultura sustentável e geração

Ler mais »

Em Moçambique, avançam a recuperação das machambas e a reconstrução de casas afetadas pelas inundações do início do ano

Por Laureane Schimidt e Enoque Daniel – comunicação FSF O projeto Acolher Moçambique, da Organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), avança na recuperação das áreas afetadas pelas enchentes registradas no início deste ano em Moçambique, África. Consideradas uma das mais severas dos últimos anos no país africano, as fortes chuvas destruíram infraestruturas, sistemas hidráulicos e áreas agrícolas fundamentais para a subsistência das famílias assistidas pelo projeto da FSF. Desde então, diversas ações vêm sendo realizadas para garantir a retomada da

Ler mais »