• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

1º Encontro Regional da Fraternidade Sem Fronteiras em Goiás une espiritualidade e ação humanitária, nos dias 12 e 13 de setembro

Evento é gratuito, aberto ao público e será realizado na sede da Irradiação Espírita Cristã, em Goiânia. 


Goiânia será palco do 1º Encontro Regional da Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) em Goiás. O evento será realizado entre os dias 12 e 13 de setembro de 2025, na sede da Irradiação Espírita Cristã.  Com o tema
“Fraternidade: A Linguagem Sagrada da Humanidade”, a programação inclui palestras, apresentações culturais e diálogo inter-religioso com representantes cristãos, espíritas e evangélicos.

“O principal objetivo do 1º Encontro Regional é mobilizar os voluntários, apresentar a FSF para mais pessoas e convidá-las a se engajarem tanto no apadrinhamento quanto no voluntariado”, explica Andrei Moreira, médico, palestrante e um dos organizadores do evento em Goiás. Nesse cenário fraterno, dentro da programação do evento, Andrei Moreira ministrará a palestra “A Fraternidade Segundo Jesus” a partir da  Parábola do Bom Samaritano. “Nós vamos falar sobre o sentido de irmandade de acordo com o Evangelho e com os ensinos cristãos. Senso de família, de conexão, de pertencimento, de uma humanidade que se ajuda ao reconhecer no outro um irmão”, projeta o organizador. 

O evento está aberto a todas as pessoas que buscam vivenciar uma experiência fraterna, sem quaisquer restrições étnicas, geográficas ou religiosas. Além disso, o encontro regional é uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido pela Organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras, presente em nove países, com atuação nos lugares mais pobres do planeta levando esperança e profundo desejo de ajudar a acabar com a fome e a construir um mundo de paz.

Em Goiás, a idealização do evento surgiu da experiência pessoal de Ivana Raisky, uma das organizadoras, que esteve recentemente no projeto Nação Ubuntu, da FSF, no Malawi. “Mais do que nunca, tive a certeza do quanto a FSF transforma vidas. É uma verdadeira revolução do cuidado que acontece na vida dos apadrinhados dos diversos projetos. Diante disso, surgiu o desejo de mobilizar os voluntários de Goiás para realizarmos este encontro, com o objetivo de que mais pessoas possam conhecer o trabalho desta organização humanitária, que atua com seriedade, compaixão e profunda empatia.”, afirma. 

A abertura será na sexta-feira (12/09), às 17h, com credenciamento, apresentação musical e palestra lítero-musical. Já no sábado (13/09), o evento contará com painéis sobre os projetos da FSF no continente africano: Acolher Moçambique, Ação Madagascar e Nação Ubuntu, além de momentos artísticos, roda de conversa e palestras com nomes como Gustavo Musa, Wagner Moura Gomes (ativista social e presidente da FSF) e Andrei Moreira.

Para Gustavo Musa, palestrante convidado, eventos como esse têm um papel essencial na conscientização. “A espiritualidade nos indica o caminho da fraternidade. Esses encontros nos mostram a responsabilidade que temos diante das desigualdades e despertam o desejo de ajudar, de participar dessa corrente do bem.”

A coordenadora regional da FSF em Goiás, Ana Lúcia Bahia, destaca a importância do voluntariado. “O voluntariado é o coração da missão da FSF. Aqui em Goiás, temos um grupo ativo que promove eventos, ações em empresas, parques, redes sociais — tudo para fortalecer essa causa que nos une.”

Almoço

Além das palestras, no sábado, haverá um almoço no local para momentos de confraternização. O valor é de R$50, a ser pago via Pix para: encontrofsfgoias@fraternidadesemfronteiras.org.br.
O comprovante deve ser enviado para o mesmo e-mail.

Como participar

O evento é gratuito e aberto ao público.
Para garantir a participação e receber informações, acesse:
https://www.sympla.com.br/evento/fsf-em-goiania/3040005 

Programação

Sexta-feira – 12/09

17h – Recepção e credenciamento
18h30 – Apresentação musical
19h – Abertura oficial
19h15 – Acolher Moçambique
20h15 – Seminário litero-musical com Satyaki Afonso e Luciana Pineli  – “A alma fala”
21h45 – Encerramento

 

Sábado – 13/09

8h15 – Harmonização musical com Sara Esméria
8h45 – Projeto Ação Madagascar
9h45 – Projeto Nação Ubuntu
11h15 – Palestra Andrei Moreira -“A Fraternidade segundo Jesus”
13h30 – Palestra  Letícia Talarico – “Fraternidade: a linguagem sagrada da humanidade”
14h – Diálogo inter-religioso com representantes cristãos, espíritas e evangélicos
15h -Caravana de voluntariado – uma experiência de serviço transformadora
15h45 – Palestra Maira Rocha – “Fraternidade: Janela para espiritualidade”
17h- Coral Vida e Luz
17h30 – Palestra Wagner Moura Gomes – “A missão”
18h15 – Projeto Órfãos do Congo
19h – Palestra com Gustavo Musa: “Fora da caridade não há salvação”
20h – Encerramento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Livro dá visibilidade à realidade vivida em comunidades atendidas pela Fraternidade Sem Fronteiras em Madagascar

A realidade enfrentada por famílias atendidas pela Fraternidade Sem Fronteiras no sul de Madagascar é o tema do livro Onde deságua o desengano, da jornalista e voluntária da FSF, Patrícia Espírito Santo, que será lançado nesta quarta-feira, dia 15 de abril, às 18h30, em Belo Horizonte (MG). Resultado de três temporadas vividas pela autora entre 2023 e 2025, a obra nasce da convivência direta com comunidades da região de Antandroy, onde a FSF atua com  o oferecimento de alimentação, acolhimento

Ler mais »

DA SALA DE ARTES À GALERIA KULUNGWANA: Júlio Sitóe leva talento artistico do Projeto Acolher Moçambique à exposição em Maputo

Por Enoque Daniel – Correspondente da FSF Moçambique O jovem artista do projeto Acolher Moçambique, da Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), Júlio Sitóe, participou, no mês de março, de uma exposição coletiva realizada na Galeria Kulungwana, na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Na ocasião, apresentou três obras ao público, integrando uma mostra que reuniu cerca de 300 artistas. A exposição teve início no dia 19 de março e permanece aberta até o dia 8 de maio de 2026.    A participação

Ler mais »