fbpx

FSF entrevista: André Trigueiro

 

 

FSF entrevista: André Trigueiro

“É amor em seu estado mais puro e luminoso”, esta é a descrição de André Trigueiro para a Fraternidade sem Fronteiras. O premiado jornalista, escritor e palestrante é amigo, padrinho e apoiador da causa da Fraternidade sem Fronteiras (FSF). Além de conhecer todos os projetos da Organização, ele decidiu que era hora de fazer mais pela ajuda humanitária. 

No início deste mês de setembro, lançou o livro A Força do Um com todos os direitos autorais doados para a FSF. Na véspera do lançamento, conversamos com ele sobre o livro e a relação dele com a Fraternidade Sem Fronteiras. Preparem-se para uma conversa inspiradora e motivadora!

FSF: Quanto tempo você levou para escrever o livro?

Trigueiro: Levamos dois meses para selecionar os assuntos e fechar a edição. São 31 textos inspirados em assuntos que venho abordando nos últimos dois anos em meus podcasts, artigos e reportagens. 

 FSF: Em um dos trechos do livro, você diz que quer compartilhar ideias e visões de mundo que possam inspirar reflexões transformadoras.  Como foi reunir essas ideias e visões de mundo? De onde elas vieram?

Trigueiro: Da necessidade de percebermos como cada um de nós pode fazer a diferença em favor de um mundo melhor e mais justo. Não adianta reclamar das múltiplas crises que nos atingem (política, econômica, social, ética, ambiental) sem usar os recursos ao nosso alcance para transformar problemas em soluções. Sou daqueles que acreditam que toda existência tem um propósito, que todo tempo é precioso, e que nossa energia precisa ser destinada ao que nos faz sentir útil, importante para o meio em que estamos inseridos. “A força do um” é aquela que nos conecta com todos à nossa volta, à natureza, ao sentido da vida. Fiquei muito feliz com o resultado.            

           

 FSF: Este é o seu sétimo livro publicado, o que ele tem de diferente dos demais?

Trigueiro: É o livro mais autoral. Nele me exponho como nunca fiz antes. Todas as questões levantadas no livro são referenciais para mim e inspiraram textos por vezes confessionais. Essa cumplicidade com o leitor é algo novo na minha experiência como escritor. Os textos são curtos, porém intensos. E apontam na direção de mundo que não será um lugar melhor de se viver se continuarmos esperando que algo aconteça. Nós precisamos ser a mudança que desejamos para o mundo, como assinalou Gandhi.                    

 FSF: A sua carreira tem um direcionamento para as questões de sustentabilidade. A força de cada um por um mundo melhor pode começar por esta área como também para todas as outras da vida?

Trigueiro: A vida é resultado de um sistema em equilíbrio. Esse sistema não está imune a abalos, mas para ser sustentável precisa ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de se recuperar de eventuais ataques para seguir em frente. “A força do um” remete ao poder que cada um de nós possui de superar dificuldades, reconfigurar o software inteligente da vida e descobrir o que devemos fazer para nos sentirmos plenos. Estamos nesse planeta exatamente para isso!    

FSF: Sobre a Fraternidade Sem Fronteiras, como conheceu a nossa causa? 

Trigueiro: Através dos amigos Rosandro Klinjey e Andrei Moreira.

 FSF: O que mais tocou o seu coração em relação à Fraternidade Sem Fronteiras?

Trigueiro: É comovente a abnegação dos que se desdobram para minorar a imensa dor causada pela miséria absoluta. Trabalhar na linha de frente onde o abandono, a desesperança, a falta de água e de comida, de saúde e de dignidade, é exercitar o amor em seu estado mais puro e luminoso. 

 FSF: Conhece os projetos? Tem algum em especial?

Trigueiro: Os que mobilizam voluntários na África [Ação Madagascar, Ação Moçambique, Nação Ubuntu] e na fronteira do Brasil com a Venezuela [Brasil, um coração que acolhe].  

 FSF: Todos os seus livros têm os direitos autorais doados para instituições. Por que escolheu desta vez a Fraternidade Sem Fronteiras?

Trigueiro: É um trabalho que admiro e apoio. O projeto resume o espírito do livro, manifestado no subtítulo: “Uma ideia, um sentimento, uma ação”. Agradeço a Deus a oportunidade de poder ter a honra de ajudar esse projeto, ainda que com pouco, a ser ainda mais decisivo na vida de tanta gente.  

 

Como adquirir o livro?
O livro está à venda nas principais livrarias do país ou pelo site da editora: 

https://www.candeia.com/forca-do-um-a/p?utm_source=aforcadoum_bienal&utm_medium=facebook&utm_campaign=promocional&uam=true&mobile=2

 

Conheça mais sobre o autor:

André Trigueiro é jornalista da Rede Globo e articulista da Folha de São Paulo, tem pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. Conferencista espírita e palestrante sobre sustentabilidade e outros temas.

Jornalista premiado com os Prêmios: Top Etanol 2014 na categoria Telejornalismo; Comunique-se na categoria Jornalista de Sustentabilidade (2007, 2009, 2011 e 2017); Ethos de Jornalismo 2008, pelo conjunto da obra em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável (na categoria TV). Recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro (2008). Recebeu o Prêmio Imprensa Estrangeira 2011 oferecido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, vencedor do Prêmio Brasil Ambiental na categoria Jornalismo da AMCHAM Rio – Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (2012) e vencedor na categoria “Personalidade do Ano” no VI Prêmio Hugo Werneck (2016) e pelo Prêmio Influenciadores Digitais 2016 recebeu o Prêmio Especialistas 2016, na categoria sustentabilidade.

Livros publicados:

  • Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável: 2017, Editora Leya
  • Viver é a Melhor Opção – A Prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo: 2015, Editora Correio Fraterno.
  • Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise: 2012, Editora Globo.
  • Espiritismo e Ecologia: 2009, Editora Federação Espírita Brasileira.
  • Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação: 2005, Editora Globo.
  • Meio Ambiente no Século 21: 2003, Editora Armazém do Ipê/Autores Associados.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tatiane Resende

Tatiane Resende

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!