fbpx

O Senegal sofre com o maior fenômeno de meninos em situação de rua do mundo. 

Conhecidas como Talibés, que significa “aluno que aprende o ensino corânico”, grande parte dessas crianças são recrutadas de aldeias no interior do Senegal ou de países vizinhos e passam a ter em sua rotina a obrigação de mendigar por comida e dinheiro.

Pelo menos 50.000 crianças que frequentam as escolas corânicas, ou daaras, no Senegal, são colocadas em condições comparáveis à escravidão, forçadas a suportar frequentemente situações extremas de abuso, negligência e exploração pelos seus professores, os marabus.

Cansados dessa realidade, os que conseguem, fogem e passam a viver em situação de vulnerabilidade, sem garantia de alimentação, segurança ou saúde.

Um novo caminho para o futuro

Há mais de 12 anos, o Chemin du Futur resgata e acolhe meninos em situação de rua no Senegal.

As crianças acolhidas são encaminhadas para a casa mantida pelo Chemin, onde encontram moradia, alimentação, educação e diferentes perspectivas de futuro. 

No projeto, abraçado pela Fraternidade sem Fronteiras desde 2016, além de terem as necessidades básicas atendidas, os meninos contam com reforço escolar individualizado e todo o apoio de um time de monitores e professores senegaleses que acompanham de perto a evolução e necessidades de cada um.

Ao atingir a maioridade, os jovens seguem com o apoio do Chemin para alcançar seus objetivos.

Em 2024, o Chemin começa a construção de sua casa própria, podendo triplicar o número de meninos acolhidos. 

Estamos trabalhando unidos para acolher mais meninos em situação de vulnerabilidade, oferecendo cuidado integral para cada um deles.

CONFIRA NO VÍDEO COMO É A ROTINA NO ORFANATO

Reproduzir vídeo

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!