fbpx

Apenas 4% da população brasileira realizam algum tipo de trabalho voluntário

Para a  Fraternidade Sem Fronteiras, o trabalho é essencial para manter os projetos sociais no Brasil e na África

 Por: Graziela Gardiole– assessoria de imprensa  Tocantins

Segundo dados do IBGE, 6,9 milhões de pessoas no País realizaram trabalhos voluntários no ano passado, 300 mil a menos que no ano anterior. A proporção de voluntários a partir de 14 anos de idade caiu de 4,3% para 4%. Além disso, dos brasileiros que realizaram trabalho voluntário no ano passado, 90,7% o fizeram por meio de empresas, organizações ou instituições. 

Criada em novembro de 2009, a Organização Humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) espera, em 2020, ampliar o número de voluntários para continuar a manter os dez projetos criados com o objetivo de combater a fome e criar uma cultura de paz pelo mundo. “A FSF é formada por colaboradores, padrinhos, madrinhas e milhares de voluntários espalhados pelo Brasil e pelo mundo, que movimentam ações que transformam pessoas e fazem chegar recursos a quem precisa”, disse a gerente de voluntariado da FSF, Ângela Araújo.  

O voluntário pode desenvolver diversos tipos de trabalho, desde que as ações estejam baseadas na busca dos valores de fraternidade, solidariedade, valorização do ser, espiritualidade, processos sustentáveis. “Pode ser um bazar, divulgação, exposição, costura, acolhimento fraterno, etc. Qualquer pessoa pode ser voluntária, basta ter o desejo no coração de servir ao próximo”, explicou Ângela Araújo

Na região Norte, Valéria é quem coordenada os trabalhos voluntários da FSF

Foi essa vontade de servir que fez a administradora, Valéria Terra ingressar na FSF. Hoje, ela atua como coordenadora da FSF na região Norte, e conta com o apoio de outros 50 voluntários nesses estados. “Quem faz trabalhos voluntários ama. Eu acredito que ninguém faz nada sozinho, por isso, essa conexão de pessoas movidas pelo propósito de servir e promover o bem é valorosa e traz a consciência coletiva de que somos parte de uma grande rede do bem”, disse Valéria Terra. 

Como ser voluntário

Quem desejar ser um voluntário da Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) deve enviar um e-mail para voluntarios@fraternidadesemfronteiras.org.br ou acessar o site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!