fbpx

Acnur lança whatsapp automatizado “Chama” para auxiliar refugiados e migrantes da Venezuela


A ferramenta será utilizada para responder às principais dúvidas das comunidades venezuelanas que vivem no Brasil

Por Karla da Silva, estagiária  FSF com Viviane Freitas, assessoria de imprensa FSF

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em Roraima, lançou um whatsapp de resposta automática intitulado como “Chama” para responder os principais questionamentos das comunidades venezuelanas atendidas nos abrigos da Operação Acolhida, em Boa Vista -RR – onde a Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) trabalha com acolhimento por meio do projeto Brasil, um coração que acolhe.

Com a tecnologia chatbot, o whatsapp (+551142301029) responderá de forma automatizada por meio de textos com links de áudios e vídeos, informações sobre  documentação, interiorização, prevenção à Covid-19 e dicas para encontrar um trabalho.

A ferramenta também servirá como um complemento a plataforma ‘U-Report Uniendo Voces’, que tem a mesma finalidade do “Chama”, mas é destinada a jovens e adolescentes venezuelanos. Além disso, também reduzirá rumores e notícias falsas que circulam entre a população.

“A ferramenta vem para usar a mesma fonte de desinformação, como um local de respostas verificadas e corretas, principalmente durante a pandemia, onde a capacidade de fornecer informação confiável pode salvar vidas”, diz Oscar Sánchez Piñeiro, Chefe de Escritório do ACNUR em Boa Vista. 

O projeto foi implementado pelo ACNUR e a AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional), com o apoio da rádio comunitária “LA Voz de los Refugiados”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!