fbpx

Fraternidade sem Fronteiras encerra Caravana Emergencial com mais de 2 mil atendimentos médicos

Médicos voluntários de várias especialidades realizaram 2.049 atendimentos em 4 dias

Por – Viviane Freitas, assessoria de imprensa FSF

Durante os quatro dias da Caravana Emergencial da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) foram realizados 2.049 atendimentos médicos, sendo 849 no bairro Mauazinho, em Manaus, e 1.200 no distrito do Cacau Pirera, em Iranduba.  No total, 24 médicos, entre eles, pediatra, cirurgião, clínico, pneumologista, além de psicólogos estiveram no local atendendo de forma voluntária as famílias afetadas pela cheia histórica  no Estado do Amazonas.

“Encerrar a caravana superando a meta estipulada inicialmente em 2 mil atendimentos é a sensação de dever cumprido. Foram dias emocionantes, com casos e histórias de vida muito impactantes e que poderemos ajudar mesmo a distância”, comenta a médica e coordenadora geral da caravana emergencial da FSF, Wania Elias Faria.

De acordo com a defesa civil, pelo menos 450 mil pessoas sofrem com as consequências da cheia histórica nos Rios Negro e Solimões e, à medida em que as águas vão baixando, as doenças começam a aparecer. “O que a gente mais encontrou, principalmente nas crianças, foram infecções respiratórias, infecções de pele, como piodermite, escabiose (sarna) e muita gastroenterite também”, explica a médica pediatra e caravaneira, Maria José.

De maneira geral, as caravanas da FSF estão suspensas por tempo indeterminado e só serão realizadas em carater exclusivamente emergencial, como essa de Manaus e cumprindo todos os protocolos de biossegurança, distanciamento social e o uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Para participar de qualquer caravana é necessário se inscrever pelo site da FSF e ser padrinho da Organização.

Sobre a Campanha Emergencial “Manaus, Estamos Juntos” – desde junho, a Fraternidade sem Fronteiras está com a campanha emergencial “Manaus, Estamos Juntos”. Até agora, já foram arrecadados mais de 300 cestas básicas e fez mais de 53 contratos de aluguéis temporários destinados às famílias.

As doações podem ser feitas a partir de R$15 por aqui: FSF Colabore Manaus.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!