• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Criança de 8 anos faz aniversário e troca presentes por doações ao Projeto Nação Ubuntu, da Fraternidade sem Fronteiras

Marco Antônio é de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, onde fez aniversário no dia 30 de julho e conseguiu arrecadar mais de R$ 2.500

Por Taemã Oliveira, assistente de comunicação FSF

Marco Antônio Alves completou 8 anos no último sábado, 30 de julho, com uma festa para comemorar com a família e amigos. O que foi inusitado para a idade dele, foi o que ele pediu de presente para os convidados: doações para as famílias que vivem no Campo de Refugiados de Dzaleka, no Malawi, África, e são acolhidas pelo Projeto Nação Ubuntu, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF).

“Eu chamei alguns amigos, eu e meu irmão pensamos em trocar os brinquedos pelo dinheiro. A gente ficou feliz em ajudar famílias que passaram por várias dificuldades e a gente conseguiu ajudar na alimentação delas”, conta Marco Antônio.  

O pai dele, o médico oftalmologista, Paulo Gustavo Alves, é padrinho da FSF e esteve como voluntário durante 15 dias, no mês de julho, no Projeto Nação Ubuntu, fazendo atendimentos e doando óculos de grau em uma Caravana da Saúde da Fraternidade sem Fronteiras. Na volta da viagem, em vários momentos, a família se reuniu para ouvir os relatos e ver os registros da viagem. 

Paulo e a esposa, começaram a instigar nos três filhos, Marco Antônio, João Paulo e Rafaela, a vontade de agir para ajudar a transformar a realidade das pessoas daquele lugar. E apesar do aniversariante ser o Marco Antônio, a ação veio da união entre os irmãos. “Nós (os pais) poderíamos fazer, dar o dinheiro para eles doarem, mas aí não teria mérito algum. O mérito é eles fazerem a ação de abrir mão de alguma coisa, no caso deles os presentes. Era importante para eles esse movimento”, explicou Paulo. Ao todo, foram arrecadados R$2.512.

“Com esse recurso será possível alimentar, por um mês, 13 famílias com uma média 5  filhos”, detalha, a coordenadora do Projeto Nação Ubuntu, Clarissa Paz.

Por meio dessa iniciativa, a família quer incentivar outras crianças para o sentimento de fraternidade e amor ao próximo. “Essa ação me tocou muito para ajudar e estamos incentivando que outras pessoas possam fazer o mesmo”, concluiu João Paulo.

Sobre o Projeto Nação Ubuntu – No Malawi, o Projeto Nação Ubuntu, desde setembro de 2018, tem o objetivo de mudar as histórias de vida e oferecer às crianças, jovens e toda a população de refugiados e malawianos em situação de vulnerabilidade um novo modelo de vida – uma nova oportunidade. Além da escola, são oferecidas oficinas de trabalho com biocarvão, costura e produção de sabão. As obras no local são para a construção de escolas e casas. Atualmente, 350 crianças estudam graças à FSF, 78 famílias têm casa própria e 180 mulheres mãe solo têm trabalho digno. Apadrinhe!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Livro dá visibilidade à realidade vivida em comunidades atendidas pela Fraternidade Sem Fronteiras em Madagascar

A realidade enfrentada por famílias atendidas pela Fraternidade Sem Fronteiras no sul de Madagascar é o tema do livro Onde deságua o desengano, da jornalista e voluntária da FSF, Patrícia Espírito Santo, que será lançado nesta quarta-feira, dia 15 de abril, às 18h30, em Belo Horizonte (MG). Resultado de três temporadas vividas pela autora entre 2023 e 2025, a obra nasce da convivência direta com comunidades da região de Antandroy, onde a FSF atua com  o oferecimento de alimentação, acolhimento

Ler mais »

DA SALA DE ARTES À GALERIA KULUNGWANA: Júlio Sitóe leva talento artistico do Projeto Acolher Moçambique à exposição em Maputo

Por Enoque Daniel – Correspondente da FSF Moçambique O jovem artista do projeto Acolher Moçambique, da Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), Júlio Sitóe, participou, no mês de março, de uma exposição coletiva realizada na Galeria Kulungwana, na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Na ocasião, apresentou três obras ao público, integrando uma mostra que reuniu cerca de 300 artistas. A exposição teve início no dia 19 de março e permanece aberta até o dia 8 de maio de 2026.    A participação

Ler mais »