fbpx

Criança de 8 anos faz aniversário e troca presentes por doações ao Projeto Nação Ubuntu, da Fraternidade sem Fronteiras

Marco Antônio é de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, onde fez aniversário no dia 30 de julho e conseguiu arrecadar mais de R$ 2.500

Por Taemã Oliveira, assistente de comunicação FSF

Marco Antônio Alves completou 8 anos no último sábado, 30 de julho, com uma festa para comemorar com a família e amigos. O que foi inusitado para a idade dele, foi o que ele pediu de presente para os convidados: doações para as famílias que vivem no Campo de Refugiados de Dzaleka, no Malawi, África, e são acolhidas pelo Projeto Nação Ubuntu, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF).

“Eu chamei alguns amigos, eu e meu irmão pensamos em trocar os brinquedos pelo dinheiro. A gente ficou feliz em ajudar famílias que passaram por várias dificuldades e a gente conseguiu ajudar na alimentação delas”, conta Marco Antônio.  

O pai dele, o médico oftalmologista, Paulo Gustavo Alves, é padrinho da FSF e esteve como voluntário durante 15 dias, no mês de julho, no Projeto Nação Ubuntu, fazendo atendimentos e doando óculos de grau em uma Caravana da Saúde da Fraternidade sem Fronteiras. Na volta da viagem, em vários momentos, a família se reuniu para ouvir os relatos e ver os registros da viagem. 

Paulo e a esposa, começaram a instigar nos três filhos, Marco Antônio, João Paulo e Rafaela, a vontade de agir para ajudar a transformar a realidade das pessoas daquele lugar. E apesar do aniversariante ser o Marco Antônio, a ação veio da união entre os irmãos. “Nós (os pais) poderíamos fazer, dar o dinheiro para eles doarem, mas aí não teria mérito algum. O mérito é eles fazerem a ação de abrir mão de alguma coisa, no caso deles os presentes. Era importante para eles esse movimento”, explicou Paulo. Ao todo, foram arrecadados R$2.512.

“Com esse recurso será possível alimentar, por um mês, 13 famílias com uma média 5  filhos”, detalha, a coordenadora do Projeto Nação Ubuntu, Clarissa Paz.

Por meio dessa iniciativa, a família quer incentivar outras crianças para o sentimento de fraternidade e amor ao próximo. “Essa ação me tocou muito para ajudar e estamos incentivando que outras pessoas possam fazer o mesmo”, concluiu João Paulo.

Sobre o Projeto Nação Ubuntu – No Malawi, o Projeto Nação Ubuntu, desde setembro de 2018, tem o objetivo de mudar as histórias de vida e oferecer às crianças, jovens e toda a população de refugiados e malawianos em situação de vulnerabilidade um novo modelo de vida – uma nova oportunidade. Além da escola, são oferecidas oficinas de trabalho com biocarvão, costura e produção de sabão. As obras no local são para a construção de escolas e casas. Atualmente, 350 crianças estudam graças à FSF, 78 famílias têm casa própria e 180 mulheres mãe solo têm trabalho digno. Apadrinhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!