fbpx

Fraternidade sem Fronteiras inaugura novo orfanato na República Democrática do Congo, com capacidade para 140 pessoas

O Projeto Órfãos do Congo acolhe bebês, crianças, adolescentes e jovens mamães de são órfãos e vivem em situação de extrema vulnerabilidade nas ruas do país

Por Taemã Oliveira – Comunicação FSF

Após um ano de atividades do Projeto Órfãos do Congo, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) em Bukavu, na República Democrática do Congo, foi inaugurado um novo orfanato, agora com capacidade para 140 pessoas. Esse novo local vai permitir, logo neste primeiro momento, que o Projeto salte de 64 acolhidos para 100 bebês, crianças, adolescentes e jovens mamães na segurança de um lar. 

Em maio, 6 meses após o início das atividades, a FSF adquiriu o terreno e em menos 6 meses após a compra, inaugura o espaço, que conta com quartos maiores, uma cozinha ampla e área externa suficientemente grande para nossos pequenos aproveitarem.

A cerimônia de inauguração aconteceu na quarta-feira, 26 de outubro, e contou com a presença do fundador-presidente da FSF Wagner Moura Gomes, do coordenador do Projeto Maick Mutej e de colaboradores locais. Na ocasião, a programação foi preenchida de apresentações artísticas (música, teatro, dança) e alimentação, que também serviu as crianças e os adolescentes ainda não acolhidos mas auxiliados pelo projeto.

Segundo informações das Forças de Segurança da RDC, ao leste do país, cerca de 120 milícias estão em conflito pelo poder econômico da região que vem dos minérios existentes por lá. Esses conflitos atingem a população, gerando muitas mortes e deixando milhares de crianças e jovens órfãos. Eles trabalham para receber $1 dólar por mês, vivem pelas ruas, não têm um lar, não vão à escola, não têm o que comer, nem o que vestir, não têm segurança, carinho e amor. 

O Projeto Órfãos do Congo tem proporcionado, por meio de seus padrinhos, madrinhas, voluntários e doadores, moradia, educação, assistência médica, alimentação com acompanhamento nutricional, sem falar de todo conforto e acolhimento que nossos meninos e meninas precisam. Aos que ainda não foram acolhidos, por limitação financeira, a FSF oferece alimentação e banho com troca de roupa. Neste primeiro ano a Fraternidade sem Fronteiras abasteceu com água potável cerca de 2 mil residências em Bukavu, isto é, mais de 15 mil pessoas; e busca ampliar cada vez mais sua área de atuação para acolhermos mais e mais crianças.

 

Sobre o Projeto Órfãos do Congo –  desde novembro de 2021, Órfãos do Congo tem o objetivo de acolher crianças órfãs em situação de extrema vulnerabilidade pelas ruas da República Democrática do Congo, principalmente nas cidades de Bukavu e Goma. O projeto administra um centro de acolhimento para oferecer alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança para crianças órfãs, mães e gestantes das consequências de conflitos armados no país.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional, com atuação em oito países, em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 74 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!