fbpx

Fraternidade sem Fronteiras realiza  primeira caravana para a República Democrática do Congo 

Durante dez dias, voluntários  vão atuar em diferentes atividades no Projeto Órfãos do Congo 

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realiza entre os dias 17 a 27 de julho de 2023 a primeira caravana de ajuda humanitária no Projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo – localizada na África Central. Oito voluntários, sendo um médico, um dentista, uma jornalista, uma enfermeira, uma engenheira e três empresários dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás irão participar das atividades no local. 

“Por ser a primeira caravana no Projeto, tudo é muito novo para todos, porém estamos indo de coração aberto para servir nas necessidades que encontrarmos por lá. Vamos oferecer atendimentos médicos e odontológicos, colaborar com a organização e processos do funcionamento do centro de acolhimento. Além disso, vamos levar material didático de apoio escolar e medicamentos básicos”, explica a coordenadora da caravana, Eliana Simioni. 

A caravana terá a duração de dez dias com a saída do aeroporto de Guarulhos – SP e previsão de 28 horas de voo até a cidade de Goma – ao leste da República Democrática do Congo. Depois, a viagem segue de barco, com duração estimada de seis horas, até o Centro de Acolhimento da FSF, em Bukavo. 

“Estou aposentada e quero usar este meu tempo livre para me aprofundar nos trabalhos voluntários. Depois do V Encontro da FSF em Uberlândia – MG, voltei com a convicção de que posso fazer mais, além do apadrinhamento, e assim farei”, afirma a voluntária e caravaneira da FSF, Cláudia Prado. 

Na República Democrática do Congo, com o Projeto Órfãos do Congo, a FSF acolhe, atualmente, 173 crianças em duas casas de acolhimento, e outras duas estão em construção. Nos locais, as crianças recebem alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança. 

Caravanas da Fraternidade sem Fronteiras: o principal objetivo é vivenciar uma experiência fraterna ao viajar para conhecer de perto os acolhidos, colaboradores e o dia-a-dia nos centros de acolhimento dos projetos da FSF. As caravanas são organizadas com a participação de padrinhos/madrinhas voluntários para Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Malawi, na África e para o Estado de Roraima, no Brasil. Para participar é preciso ser madrinha ou padrinho de um dos projetos da FSF e ter mais de 18 anos. Profissionais de quaisquer áreas de conhecimento ou especialidade podem se inscrever nas caravanas.  Todos os custos da viagem são de responsabilidade do caravaneiro.

Mais informações e inscrições:  https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/destino-caravanas/

 

Sobre o Projeto Órfãos do Congo –  desde novembro de 2021, a Fraternidade sem Fronteiras tem o objetivo de acolher crianças órfãs em situação de extrema vulnerabilidade pelas ruas da República Democrática do Congo. No primeiro ano de fundação, o projeto administrou um centro de acolhimento oferecendo alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança para crianças órfãs, mães e gestantes.  Em outubro de 2022, a FSF inaugurou o primeiro Centro de Acolhimento com sede própria na cidade de Bukavu com  capacidade para 140 pessoas. O local tem quartos e cozinha amplos e área externa para atividades recreativas e educacionais para os acolhidos. Além disso,  abasteceu com água potável cerca de 2 mil residências em Bukavu beneficiando mais de 15 mil pessoas. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!