fbpx

Profissionais de Araguaína participam em missão humanitária em Madagascar, África

Por Graziela Guardiola – assessoria de imprensa FSF/ TO

 

As irmãs Elizabeth Carmem, psicóloga, e Lucia Helena, médica, saem de Araguaína – TO para embarcar em uma caravana rumo a África, no sul da ilha de Madagascar. As irmãs estão no grupo de 25 voluntários da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) que realizam atendimentos médicos no projeto Ação Madagascar. Os caravaneiros são profissionais de diversas áreas que contribuirão com suporte e logística para os atendimentos de saúde emergenciais aos acolhidos. O grupo embarca no dia 17 de março e retorna ao Brasil no dia 02 de abril.

As irmãs passaram a servir em ações humanitárias depois que conheceram a Fraternidade sem Fronteiras. Elas se inscreveram para uma caravana em Moçambique, em 2023, e tiveram uma experiência transformadora. Agora partem para sua segunda caravana em Madagascar.

A médica Lucia Helena fala sobre o impacto que a missão humanitária causou na sua vida. “A experiência teve um grande impacto em minha vida pessoal e profissional, mudando minha perspectiva e marcando uma nova fase em minha vida antes e depois das missões na África.”, revela psicóloga.

A psicóloga voluntária, Elizabeth Carmem, compartilha suas experiências marcantes durante sua missão na África. “Uma senhora que estava há três dias sem comer me ensinou sobre gratidão e aceitação, apesar das dificuldades. Lá a generosidade e solidariedade das pessoas locais é tanta que compartilham o pouco que têm sem hesitação”, afirmou a caravaneira.

Além das profissionais tocantinenses a caravana é formada por profissionais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco. O grupo tem a expectativa de fazer em torno de 400 atendimentos diários, o que leva a uma previsão de mais de três mil atendimentos durante toda a caravana. Atualmente, o Projeto Ação Madagascar atua em 14 regiões, com oito mil crianças com desnutrição em tratamento e oferece mais de 194 mil refeições mensais.

O médico e coordenador da caravana, Rodolfo Gadia, destaca que o foco está no atendimento a comunidades recentemente identificadas com altos índices de desnutrição infantil, chegando a quase 42%. Segundo o médico “a meta é visitar ao menos duas comunidades não assistidas pela FSF, identificar necessidades emergenciais e iniciar tratamentos. Também serão construídos centros nutricionais para fornecer alimentação e água diárias às crianças nessas comunidades”, ressalta.

Caravanas da Fraternidade sem Fronteiras: o principal objetivo é vivenciar uma experiência fraterna ao viajar para conhecer de perto os acolhidos, colaboradores e o dia-a-dia nos centros de acolhimento dos projetos da FSF. As caravanas são organizadas com a participação de padrinhos/madrinhas voluntários para Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Malawi, na África e para o Estado de Roraima, no Brasil. Para participar é preciso ser madrinha ou padrinho de um dos projetos da FSF e ter mais de 18 anos. Profissionais de quaisquer áreas de conhecimento ou especialidade podem se inscrever nas caravanas.  Todos os custos da viagem são de responsabilidade do caravaneiro. Mais informações e inscrições:   https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/destino-caravanas/

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!