
Acolher é o primeiro passo para reconstruir vidas.
O projeto Fraternidade na Rua atua no acolhimento de pessoas e famílias em situação de rua, com ou sem dependência química, oferecendo oportunidades reais de transformação e reintegração social.
No Brasil, estamos presentes em diversas cidades, promovendo ações que vão desde o acolhimento e tratamento gratuito para dependentes químicos até a distribuição de alimentos, cuidados com a higiene, apoio psicológico e médico, capacitação profissional e auxílio para reinserção no mercado de trabalho. Cada local atua com foco nas necessidades mais urgentes da população em situação de rua, sempre com acolhimento fraterno e respeito à dignidade de cada pessoa.
Nos Estados Unidos, a atuação ocorre por meio de polos de voluntariado em várias cidades, com ações regulares que incluem distribuição de refeições, roupas, cobertores, produtos de higiene e apoio emocional especialmente em períodos de frio intenso, onde a vulnerabilidade se agrava.
O projeto segue crescendo de forma colaborativa e voluntária, conectando corações dispostos a transformar a vida daqueles que foram deixados à margem.
O projeto Fraternidade na Rua atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua no Brasil e no Estados Unidos.
A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) lançou no último domingo, 27 de setembro, a campanha para a expansão do Projeto Fraternidade na rua em parceria com a Clínica da Alma. O projeto, que já possui um polo no MS, será ampliado para as cidades do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Uberlândia/MG, podendo chegar a outras regiões do país e apoiar iniciativas já existentes.
O objetivo é proporcionar diversas frentes de atuação, sendo que no Rio de Janeiro/RJ, a proposta é a criação de um Centro de Acolhimento Referência para pessoas em situação de rua, com local para higiene, refeições, reinserção no mercado de trabalho e atendimento à saúde.
Em São Paulo/SP, o trabalho será para o auxílio de aluguel solidário a famílias que ficaram desempregadas e desabrigadas durante a Covid-19. E em Uberlândia/MG será a implantação da segunda unidade da Clínica da Alma (no modelo já existente no MS)[…]