A iniciativa partiu do grupo de caravaneiros da área da saúde que esteve no local em outubro de 2025
Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF
A campanha pela construção da Escola Nikule, no sul da ilha de Madagascar, foi encerrada com a meta alcançada no valor de R$ R$194.699,70, durante dois meses e meio. Com o recurso foi possível dar início às obras de três salas de aula, uma sala para o setor administrativo, uma varanda e dois banheiros.
A nova estrutura irá beneficiar 200 crianças e jovens que estudam em condições precárias em locais improvisados de madeira, sem paredes completas, telhados, materiais escolares, mesas e cadeiras sob calor intenso, vento, poeira e escassez de água e comida.
A iniciativa da campanha partiu do grupo de caravaneiros da área da saúde que esteve no Projeto Ação Madagascar, em outubro de 2025, e visitaram, pela primeira vez, o vilarejo de Nikule. Durante o período da caravana foram feitos 1.700 atendimentos médicos e odontológicos e mais de 3.000 pessoas vermifugadas.
“Encerrar essa campanha com a meta alcançada é a confirmação de que a união entre sensibilidade, compromisso e ação concreta gera resultados reais. Estar em Nikule, escutar a comunidade e ver de perto as condições em que as crianças estudam foi determinante para que esse projeto saísse do papel. Cada contribuição recebida se transforma agora em educação, dignidade e oportunidades para essas crianças e jovens, que passarão a aprender em um espaço seguro e adequado”, descreve a voluntária e caravaneira da FSF, Taina Pessoa.
Não há qualquer outra campanha pela Fraternidade Sem Fronteiras para a construção dessa escola em Nikule.