Ação será realizada em três etapas para garantir alimentação, água potável, cuidados em saúde e apoio à reorganização das famílias impactadas.
Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF
A Fraternidade Sem Fronteiras está com uma campanha emergencial para o projeto Acolher Moçambique diante dos impactos severos das chuvas intensas e da liberação de barragens em países vizinhos. O cenário tem provocado o isolamento de comunidades inteiras, bloqueio de acessos e agravamento das condições de vida de famílias que já se encontravam em situação de vulnerabilidade. Com as estradas interrompidas e áreas alagadas, muitas pessoas enfrentam dificuldades para encontrar água potável, alimentos e cuidados básicos.
A campanha emergencial para Acolher Moçambique está estruturada em três etapas, e se desenvolverá de acordo com a evolução do cenário e as condições de segurança no território:
A primeira etapa, de ação imediata, é garantir alimentação e água potável às famílias que se encontram isoladas em decorrência das cheias.
A segunda etapa, que deverá acontecer após a liberação dos acessos, irá reforçar o suporte alimentar e os cuidados básicos em saúde para as comunidades afetadas.
E a última etapa, em condições seguras, será apoiar o retorno das famílias às suas casas e no processo de reorganização da vida cotidiana após a crise.
“A campanha é dedicada exclusivamente aos assistidos da Fraternidade Sem Fronteiras impactados pelas chuvas em Moçambique e reafirma o nosso compromisso com a proteção da vida, o cuidado humanitário e a presença contínua junto às populações mais vulneráveis”, descreve a coordenadora do Projeto Acolher Moçambique, Ângela Araújo.
A Fraternidade Sem Fronteiras permanece monitorando a situação e irá divulgar todas as atualizações das ações realizadas na região. As doações para a campanha podem ser feitas a partir de qualquer valor pelo PIX: pix.mocambique@fraternidadesemfronteiras.org.br
