fbpx

Corações que transbordam alegria agindo em favor do bem comum

“Quando nós vemos que todas as fronteiras estão sendo rompidas em função de salvar vidas e ajudar necessitados a gente acaba percebendo como isso preenche nossos corações e, assim, vemos a grandeza de Deus.” A afirmação de Álvaro Mordechai, divulgador e coordenador de caravana da Fraternidade sem Fronteiras (FSF), reflete o sentimento em que todos estarão sintonizados no IV Encontro FSF. O evento, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2020, em São Paulo (SP), tem o objetivo de unir os generosos corações que fazem parte desta corrente do bem a fim de pensar formas de agir em prol de espalhar a solidariedade e a fraternidade pelo mundo. 

Momento de conexão no III Encontro FSF

Esse momento, que acontece uma vez por ano desde 2017, reúne apoiadores, padrinhos, madrinhas, voluntários, colaboradores e acolhidos com o propósito de celebrar as conquistas, refletir sobre os valores da organização e alinhar as ideias para os próximos passos rumo ao aperfeiçoamento dos projetos, ações e campanhas. O objetivo é aproximar as pessoas e fortalecer os laços entre quem ajuda nas iniciativas e quem recebe o auxílio tão necessário, seja no Brasil ou na África. Também serve para que novos corações conheçam um pouco mais do trabalho desenvolvido pela FSF e se sintam tocados a se juntar a esse movimento que precisa de todos nós para continuar existindo. 

O Encontro FSF é tão importante que foi em uma de suas edições que nasceu o MS Acolhe, braço regional em Mato Grosso do Sul do projeto Brasil, um Coração que Acolhe, trabalho desenvolvido para interiorizar e dar condições às famílias venezuelanas que buscam uma vida nova no Brasil. Elaine Oshiro, coordenadora do MS Acolhe, conta que conheceu a Fraternidade sem Fronteiras, em 2018, em Campo Grande (MS), quando foi ao II Encontro FSF a convite de sua irmã, que já conhecia a organização, e saiu de lá muito tocada pelo sentimento de solidariedade, percebendo que poderia fazer muito mais pelo próximo do que os trabalhos voluntários esporádicos que já costumava realizar. 

“O que me chamou atenção na Fraternidade é o alcance que tem. Depois que fui ao Encontro tudo que eu comprava de R$ 50,00 eu pensava em uma criança, em um projeto. Saí de lá altamente impactada, muito tocada, e eu sabia que tinha que fazer alguma coisa.” relata.

Dentro de suas possibilidades, Elaine se propôs a trabalhar interiorizando, em Mato Grosso do Sul, famílias venezuelanas que atravessavam a fronteira em Roraima e, a fim de aumentar o número de atendidos, reuniu outros voluntários dispostos a ajudá-los a ter melhores condições. Hoje, o grupo conta com 10 tutores que acompanham essas famílias de perto e mais 50 pessoas que auxiliam com doações que suprem as necessidades dos atendidos. “O Encontro é um momento de renovar as energias porque o trabalho não é fácil, tem suas dificuldades, então, é um momento extremamente importante”, explica Elaine. 

Voluntárias reunidas no III Encontro FSF

No III Encontro FSF, realizado em 2019, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), vários participantes também transbordaram bons sentimentos, como Tânia Melo Lima, madrinha da FSF, que reconhece o quanto ainda precisa ser feito para que o ideal de fraternidade seja alcançado. “Fico pensando no quanto ainda falta para sermos um, pois, sempre pensamos no que eu sou, na minha dor, na minha família, mas, enquanto tiver uma dor no mundo, estou dentro dela. Então, a cura é trabalhar pela felicidade de todos”, conta. 

Mesmo os que já colaboram com a causa há algum tempo, veem no Encontro um momento de sempre fazer mais pelos acolhidos e se aproximar das ações feitas pela Fraternidade sem Fronteiras. A madrinha Océlia Corrêa, participou, pela primeira vez, como voluntária no III Encontro FSF e teve a chance de acompanhar o trabalho realizado nos bastidores. “Fazer parte da Fraternidade é um despertar para a solidariedade humana, é ver os seres iguais que somos. Fiquei emocionada de ver todo o movimento de perto.”

Para todos que participam e contribuem de alguma forma, o Encontro FSF é um momento especial repleto de

No III Encontro FSF foram expostas as diversas conquistas da Fraternidade

aprendizado, reflexão e renovação. É uma oportunidade de ver e sentir a dimensão das realizações e transformações feitas pela Fraternidade sem Fronteiras através de seus apoiadores e voluntários.

Também quer sentir a emoção de participar do Encontro FSF? Vem com a gente!

Inscreva-se ou saiba mais clicando aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tatiane Resende

Tatiane Resende

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!