fbpx

Espaço Emergencial completa um ano de acolhimento a venezuelanos, em Boa Vista – Roraima

O Espaço coordenado pela Fraternidade sem Fronteiras, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados, ACNUR e Operação Acolhida, já acolheu mais de 300 pessoas no último ano

Por Viviane Freitas – Assessoria FSF

Neste mês de maio, o Espaço Emergencial 13 de setembro em Boa Vista – Roraima, coordenado pela Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Operação Acolhida, resposta humanitária do governo federal para a crise na Venezuela, completa um ano de acolhimento. O espaço que foi ocupado de forma espontânea por refugiados e migrantes venezuelanos já abrigou 341 pessoas nos últimos doze meses.

Atualmente, o Espaço Emergencial acolhe 160 venezuelanos, que, além de receberem moradia, também têm acesso a três refeições diárias, itens de higiene, roupas, atividades recreativas e educacionais, além de atividades de fortalecimento de valores para convivência coletiva.

Comemoração de 01 ano

“Provemos oportunidades de meios de vida e interiorização aos acolhidos com rodas de conversa sobre educação financeira, planejamento familiar entre outras atividades”, explica o coordenador do Espaço Emergencial, Felipe Santoro. E complementa, “Estou muito orgulhoso por tudo que tem se passado aqui, é um prazer inenarrável”, conclui.

Há um ano como colaborador da Fraternidade sem Fronteiras, em Boa Vista, o venezuelano Alex Carzola, comenta a experiência no Espaço Emergencial. “Tem sido desafiador trabalhar aqui, mas, superamos todos os desafios”, finaliza.

O Espaço Emergencial 13 de Setembro faz parte do Projeto da FSF – Brasil um coração que acolhe, que desde outubro de 2017, atende refugiados e migrantes venezuelanos em Boa Vista, Roraima.

Sobre o Brasil, um coração que acolhe – em Roraima – RR, atuamos em dois centros de acolhimento para os venezuelanos que chegam ao país. Oferecemos alimentação, orientação para serviços de saúde e educação, aula de português e eles dividem responsabilidades nos cuidados com o ambiente. Em Manaus – AM, oferecemos cestas básicas, kits de higiene e auxílio para regularização de documentos e para o processo de interiorização.

 Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. A instituição existe há 11 anos, possui 68 polos de trabalho, 10 projetos no Brasil na África subsaariana e mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!