NOTÍCIAS

Aqui você acompanha notícias com
as novidades dos projetos, os acontecimentos mais recentes e
as iniciativas em prol dessa causa de amor. ❤

Orquestra que oferece aulas gratuitas para crianças e jovens da periferia de Campo Grande/MS é incorporada por ONG da Capital

 

O projeto já era apoiado e agora passa a ser 100% administrado e proporcionado pela Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel, que atende crianças e jovens da periferia de Campo Grande/MS e é coordenada pelo maestro Orion Cruz desde 2009, e que em 2017 passou a ser apoiada pela Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) – com sede na Capital Sul-mato-grossense, torna-se um projeto próprio da FSF.

Essa já era uma vontade manifestada do maestro, que sonhava com o crescimento do projeto ao mesmo tempo que almejava se dedicar ainda mais para a parte artística e atenção fraterna com os participantes: “Estou muito feliz, agora posso focar ainda mais na música, programação, conteúdo, didática, adequação de arranjos e outras necessidades. Essa incorporação do projeto pela Fraternidade sem Fronteiras nos dá segurança para fazermos com amor aquilo que acreditamos contribuir para um mundo melhor e mais fraterno”, avalia o Maestro Orion.

A auditora de projetos FSF, Hedi Silva, explica que os projetos apoiados pela FSF recebem recursos financeiros vindos dos apadrinhamentos (doações recorrentes) e das doações avulsas, mas têm a autonomia da coordenação e das definições das atividades. Ao tornar-se um projeto próprio FSF, a Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel passa a ser administrada na totalidade pela Organização humanitária, ou seja, a aplicação dos recursos e as atividades propostas são todas definidas pela instituição. 

Com a mudança, a orquestra passa a ensaiar no Centro Espírita Amizade, no bairro Danúbio Azul. O local será utilizado para as aulas, ensaios e apresentações. Além disso, será possível adequar os encontros com os alunos em dois períodos e no contraturno escolar, e cumprir assim com os objetivos do projeto: promover o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens; proporcionar oportunidades de desenvolvimento cultural, educação e cidadania; envolver as famílias e incentivar o desempenho e frequência escolar; vivenciar a fraternidade.

“A orquestra está à serviço da comunidade mais vulnerável. Estávamos engatinhando e graças à Fraternidade sem Fronteiras começamos a existir. Sempre nos auxiliaram de forma efetiva e agora por completo”, finaliza o maestro.  

Sobre a Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel – Atualmente conta com 28 alunos em aulas de música com instrumentos de cordas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo) e sopro (flauta, clarinete, trompete e saxofone). Todos os materiais e instrumentos são oferecidos de graça pelo projeto. Para participar da Orquestra é necessário ter entre 8 e 16 anos e comprovar que está matriculado na escola.  Antes da pandemia, a Orquestra contava com 120 estudantes e tem capacidade para até 300 alunos. Em 2021, as aulas presenciais retornaram três vezes na semana, no período vespertino, respeitando todas as medidas de biossegurança.

Além do maestro, outros 8 professores e 3 monitores ministram as aulas em três polos de trabalho. Conforme os alunos evoluem no aprendizado musical, eles passam a integrar a Orquestra e a participarem das apresentações. 

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. A instituição possui 68 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara.  

Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$ 50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br  

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!