fbpx

Pela primeira vez, refugiados do Malawi terão atendimento oftalmológico

Consultas e exames serão realizados graças à caravana da Fraternidade sem Fronteiras

 

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

 

Pela primeira vez, refugiados do campo de Dzaleka, no Malawi, na África, receberão atendimento oftalmológico durante a caravana da saúde realizada pela Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) entre os dias 05 e 15 de julho de 2022. A caravana é composta por nove médicos, entre eles o oftalmologista Paulo Gustavo de Resende Alves, responsável pelas consultas, exames e a arrecadação de óculos para serem distribuídos de acordo com a necessidade dos pacientes atendidos no país africano. 

“Sabemos que são muitas as necessidades de lá. O nosso objetivo é conseguir oferecer o tratamento mais digno possível dentro das possibilidades que temos. Para este momento, a nossa proposta é oferecer consultas e exames com os aparelhos portáteis para o diagnóstico de Glaucoma, inflamações, infecções, fundo de olho, medir a pressão ocular, fazer a biomicroscopia, variação de estrabismo e a avaliação refracional (medida do grau)”, explica o médico voluntário da FSF.

Com a ajuda de dois empresários da cidade de Conselheiro Lafaiete – MG, o oftalmologista conseguiu arrecadar 380 óculos já com as lentes de grau para serem levados ao Malawi. 

“As doenças diagnosticadas já iremos entrar com o tratamento porque estamos levando uma grande quantidade de colírios, além disso iremos entregar os óculos que foram confeccionados a partir de uma média de graus que encontramos na maior parte da população. Estamos extremamente animados e felizes com esta primeira ação e temos certeza será de grande ajuda para todos”, finaliza o oftalmologista. 

A caravana da saúde, da FSF, irá atender dentro do Projeto Nação Ubuntu localizado ao lado do Campo de Refugiados de Dzaleka. Ao todo, serão 22 participantes,sendo 9 médicos de diferentes especialidades: neurologia, psiquiatria, pediatria, ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia e reumatologia.  Além de quatro dentistas que irão instalar um consultório portátil no local para atendimento permanente, 7 profissionais de outras áreas que ajudarão nas triagens e duas enfermeiras. A expectativa é atender pelo menos 2 mil pessoas em dez dias de trabalho. 

“Além do comprometimento dos profissionais, estamos levando 30 malas de medicamentos através de campanhas e doações, e uma grande quantidade de óculos de sol com fator de proteção UV para as pessoas albinas. É uma caravana de muita esperança e amor para atender a uma população com tantas necessidades”, resume Wania Faria, coordenadora da caravana para o Malawi. Ela acrescenta que profissionais de todas as áreas podem participar das caravanas da FSF, mas em especial,  a necessidade maior é por aqueles da área da saúde. 

“Para a próxima caravana, em outubro, vamos precisar de pediatras. Temos muitas crianças a serem atendidas”, completa Wania.

 

Caravanas da Fraternidade sem Fronteiras: é vivenciar uma experiência fraterna ao viajar para conhecer de perto os acolhidos, colaboradores e o dia-a-dia nos centros de acolhimento dos projetos da FSF. As caravanas são organizadas com a participação de padrinhos/madrinhas voluntários para Moçambique, Madagascar e Malawi, na África Subsaariana e Roraima, no Brasil. Para participar é preciso ser madrinha ou padrinho de um dos projetos da FSF e ter mais de 18 anos. Todos os custos da viagem são de responsabilidade do caravaneiro.

Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/destino-caravanas/

Agenda
As caravanas da Fraternidade sem Fronteiras estão de volta após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Depois de dois anos suspensas, os primeiros destinos são para os Projetos Acolher Moçambique, em Moçambique, Ação Madagascar, em Madagascar, e Nação Ubuntu, no Malawi, todas na África. 

Projeto Nação Ubuntu, no Malawi:

02 a 14 de outubro
Caravana da saúde

28/07 a 07/08
Caravana da Psicologia


Projeto Ação Madagascar, em Madagascar

02 a 16 de agosto
Caravana Geral

Projeto Acolher Moçambique, em Moçambique

15 a 26 de julho
Caravana geral

04 a 16 de agosto
Caravana da educação

04 a 14 de setembro

Caravana da Saúde 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!