fbpx

Projeto Brasil, um coração que acolhe inaugura sistema de aquaponia em Boa Vista, Roraima

O sistema foi instalado no Espaço Emergencial 13 de Setembro e é fruto de uma nova frente de trabalho: a sustentabilidade 

Por Taemã Oliveira – assessoria de imprensa FSF Boa Vista – RR

O projeto Brasil, um coração que acolhe – da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras -, que atua desde outubro de 2017 no acolhimento a migrantes e refugiados venezuelanos em Roraima, iniciou neste mês de agosto, uma nova frente de trabalho: a sustentabilidade. O primeiro passo foi dado com a instalação do sistema de aquaponia – sistema sustentável de produção de alimentos, combinando aquicultura e hidroponia -, no Espaço Emergencial 13 de setembro. 

O sistema de aquaponia é utilizado na criação e produção sustentável de pescados e plantas. Isso porque ele reaproveita a água e os resíduos, além de conseguir controlar vetores e pragas por se tratar de um ambiente fechado. E em relação ao sistema de irrigação tradicional, ele economiza em até 90% o desperdício de água. 

A instalação do sistema ficou pronta depois de aproximadamente seis meses de trabalho com o envolvimento dos acolhidos responsáveis pela montagem da estrutura externa do projeto sustentável. Na inauguração, cerca de 20 crianças, adolescentes e adultos puderam entender melhor a serventia e o funcionamento do sistema, além de terem a oportunidade de colocar as sementes nas esponjas e posicioná-las nos copos. 

Alguns dos acolhidos irão trabalhar de forma permanente com a manutenção do espaço. Entre eles, o Júlio César Bastardo, de 14 anos. “Eu aprendo bastante com essa atividade e quero ser arquiteto quando crescer. Quero estudar primeiro português e depois deixar esse legado para outros jovens que ainda estão por vir para o centro de acolhimento”, planeja o jovem que está em Boa Vista, há 3 meses, na companhia dos irmãos, mãe e o padrasto. 

Por enquanto, o sistema é apenas um experimento, mas já serve como capacitação para os acolhidos, que receberam certificados de participação na implementação dessa modalidade sustentável de produção de peixes e de alimentos. Mas a longo prazo, a ideia é que o sistema seja também uma fonte alimentar da comunidade que vai poder consumir o pescado e as plantas da horta.

O engenheiro ambiental e o analista de Projetos Sustentáveis do projeto “Brasil, um coração que acolhe”, Mateus de Melo, montou o projeto e supervisionou todo o trabalho. “Os projetos sustentáveis têm o intuito de divulgar tecnologias que ainda não são muito conhecidas e os abrigos são um ótimo lugar para se fazer isso porque as pessoas são muito interessadas em aprender, pode vir a ser uma renda para eles”, explicou. 

Como funciona uma Aquaponia?

O processo começa no tanque de peixes, onde até então estão sendo criados 15 tambaquis. Nele, os peixes liberam as fezes e a urina que são puramente amônia. Uma bomba instalada no tanque faz com que a água circule e que todos os resíduos sólidos se concentrem no centro do tanque. Um cano faz a sucção dos resíduos que são levados para o decantador. 

Do decantador, os resíduos seguem para o reservatório, onde têm água e tijolos. Nos tijolos crescem bactérias em forma de algas e elas transformam a amônia da urina dos peixes em nitrito e depois nitrato, alimento para plantas. Esse reservatório também tem uma bomba que leva a água para a estrutura de canos, chamada de cama de plantas. 

A água vai descendo por gravidade, irriga as plantas que estão dentro de copos plásticos com o fundo furado, depois passa por um filtro biológico e volta para o tanque. 

Luís José Rausseo, de 53 anos, é um dos colaboradores na iniciativa. Ele tem dois filhos e está há oito meses em Boa Vista/RR. Para atravessar a fronteira entre Venezuela e Brasil, caminhou por 27 dias. Desempregado, ele vê na aquaponia uma oportunidade de capacitação para encontrar um emprego em Roraima.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!