fbpx

Logística do Bem: Transporte da solidariedade

Com a iniciativa do Logística do Bem, doações são distribuídas gratuitamente aos acolhidos da Fraternidade sem Fronteiras

Por: Camila Silveira – estudante de jornalismo e voluntária FSF

Francisco Rodrigues, voluntário da Fraternidade sem Fronteiras

A história de Francisco Rodrigues, 53, é um lembrete para colocarmos em prática a fraternidade que há em nós. Com um pouco de logística e organização, o voluntário fraterno e funcionário da CBD Diesel, empresa de Santo André (SP) especializada em distribuição de autopeças, encontrou a maneira ideal para expandir a solidariedade aliada à rotina de trabalho.

Responsável pela contratação de transportadoras para o envio das peças, Francisco desenvolveu uma promissora ideia: convidar as empresas de transporte para realizarem coletas e entregas de doações destinadas aos projetos da Fraternidade sem Fronteiras (FSF), de forma solidária. A idealização rapidamente tomou forma e foi denominada de Logística do Bem. “Iniciei a operação de envio de doações de medicamentos para o polo FSF em Campinas (SP), depois com entrega de curativos para as crianças do Jardim das Borboletas, em Caculé-BA”, conta.

Com diversas doações para distribuição, a ONG Jardim das Borboletas, abraçada pela FSF, também faz parte dessa conexão solidária. Localizada em Caculé (BA), o projeto acolhe crianças com a doença rara chamada Epidermólise Bolhosa e devido ao grau de sensibilidade dos pequenos, medicamentos e curativos são necessários diariamente. “Antes a gente enviava tudo pelos Correios e era uma despesa bem alta, porque são vários assistidos em 16 estados. Só temos a agradecer!” enfatiza Kécia, voluntária da ONG Jardim das Borboletas.

A ONG Jardim das Borboletas, abraçada pela FSF, também faz parte dessa conexão solidária.

A empresa CBA Diesel é o polo de transferências de todas as doações, com filiais em oito estados. Essa grande corrente fraterna permite que diversas cidades e acolhidos de nossos projetos sejam beneficiados. Com a rotina preenchida de espaçosos corredores e empilhadas caixas de papelão e autopeças, Francisco mantinha em si uma vontade que o chamava para mais. “Em 2017, após uma oração de Francisco de Assis, eu senti a necessidade de sair das quatro paredes e ir ao encontro dos necessitados”, diz Francisco.

As palavras agiram como um sutil toque no coração do voluntário, que iniciou a jornada com trabalhos voluntários, e sem perceber, era guiado para um encontro. No ano de 2019, através de uma palestra em Uberaba (MG), o voluntário e a FSF foram apresentados. “A certeza que eu queria se fortaleceu!”, entusiasmado, explica Francisco. 

Transporte do bem

Como um efeito dominó, a solidariedade de Francisco tocou diversas realidades; por meio da Logística do Bem, acolhidos e assistidos recebem as doações em casas e de graça. A logística funciona da seguinte maneira; as doações são recolhidas nas cidades de cada projeto e enviadas para Guarulhos (SP),  ao chegar no centro de distribuição, são transferidas e enviadas para os destinatários através de transportadoras parceiras.

Voluntariado – Você também pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas e espalhar amor! Para ser voluntário da Fraternidade sem Fronteiras, entre em contato pelo e-mail voluntarios@fraternidadesemfronteiras.org.br.

Há muitas áreas e formas de contribuir com o trabalho humanitário! Tornar-se padrinho/madrinha FSF é uma delas. Apadrinhe um projeto clicando aqui, e faça parte da transformação. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tatiane Resende

Tatiane Resende

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!