fbpx

Turma de medicina doa dinheiro da formatura para o combate à fome

Acadêmicos conheceram a Fraternidade sem Fronteiras em congresso e decidiram destinar os recursos do baile para o projeto de ajuda à Madagascar 

Por: Graziela Guardiola – assessoria de imprensa FSF/ Tocantins

O que te inspira? Esta pergunta que foi tema de um congresso em 2019, para promover aprendizado e arrecadar recursos para a formatura, acompanhou os 76 acadêmicos da turma de medicina da Universidade Católica de Pelotas (RS) até o último dia de aula. A festa para receber o tão sonhado diploma já tinha data marcada, local, tudo definido. Com a pandemia, o formato migrou do presencial para o virtual, e os recursos que seriam investidos no tradicional baile, agora, vão ajudar os projetos da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), em especial o Ação Madagascar, na África.

Ano passado, a turma realizou um congresso com o intuito de não apenas promover o conhecimento entre os acadêmicos como também juntar dinheiro para a formatura. “Nosso congresso foi voltado para o lado mais humano da medicina. O tema era: o que te inspira? Teve uma palestra sobre a Fraternidade sem Fronteiras na abertura do evento, com o residente de cirurgia geral, Rodrigo Luz, que falou do projeto em Moçambique”, contou a formanda, agora médica, Camila Furtado Hood.

A formatura aconteceu no último dia 27, via online. O baile estava programado para o dia 12 de dezembro, mas foi cancelado em função da pandemia. “Com o cancelamento, decidimos seguir a inspiração do nosso congresso e ajudar o próximo. Frente à pandemia e todos os problemas que a sociedade está enfrentando doamos o lucro do congresso para instituições que sabemos que fazem a diferença e a Fraternidade, logo de início, entrou para a lista dessas instituições”, frisou Camila.

A colaboração dos formandos, no valor de R$5mil, fará parte do Dia de Doar FSF, na próxima terça-feira, 1º de dezembro, quando a organização se mobiliza, reúne voluntários e participa da iniciativa generosa e solidária espalhada pelo mundo. 

Dia de Doar FSF– Para o Dia de Doar, a Fraternidade sem Fronteiras organiza uma programação especial pelas redes sociais. Ao longo do dia 1º de dezembro haverá uma série de transmissões ao vivo, pelo Instagram da FSF, com convidados. À noite, a partir das 19h30 (horário de Brasília), a transmissão será pelo Youtube da FSF,  com duração de duas horas, com depoimentos e informações sobre a realidade de Madagascar e de pessoas em situação de rua no Brasil.      O link para as doações já está disponível e vai ficar até o dia 1º de dezembro. Para acessar, clique aqui: https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/diadedoarfsf 

Projeto Ação Madagascar – A Fraternidade sem Fronteiras chegou à ilha de Madagascar, em fevereiro de 2017 e encontrou famílias vivendo na extrema miséria, sofrendo com a fome e a sede, sem também um mínimo de higiene. Sem acesso à água, as crianças tomam banho só quando chove e metade delas tem desnutrição aguda. As famílias vivem em casa muito precárias e a falta de higiene e desnutrição grave acarretam doenças como a teníase, neurocisticercose, bicho do pé, entre outras. Atualmente, são nove Centros de Acolhimento com atendimento a quatro mil crianças, principalmente no tratamento nutricional. Na cidade da Fraternidade são 100 casas construídas. Oferecemos projetos de: Biocarvão; Costura e Artesanato, Ferramentas de metal, Padaria, Produção de sabão e Agroecologia.

Projeto Fraternidade na Rua – O projeto Fraternidade na Rua atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua no Brasil. É mantido pelo sistema de apadrinhamento, doações e mobilização de voluntários sensíveis à causa. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!